O Atendimento e o Marketing do cliente

Em tempo de decisões imediatas para aproveitar as oportunidades do mercado e de planejamento de curto prazo devido às grandes mudanças no cenário mundial, a sinergia entre a agência, através do profissional de Atendimento, e o marketing do cliente, torna-se cada vez mais exigida para obter resultados.

Para soluções mais assertivas a confiança entre o atendimento e o pessoal envolvido no marketing do cliente é fundamental. O envolvimento da agência no desenvolvimento das estratégias de marketing, no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, no estudo do mercado e no reconhecimento de oportunidades torna-se uma exigência cada vez maior.

No contexto atual, talvez essa forma de relacionamento seja uma das melhores maneiras de desenvolver um trabalho realmente sério e eficaz, no que diz respeito à comunicação. Porém, para a agência, assumir os riscos do negócio dos clientes ainda é uma discussão que precisa avançar. Definir quais são as responsabilidades de cada um e deixar claro quais são os riscos
com que cada um deve arcar é fundamental para evitar discussões posteriores.

O amadurecimento do mercado e do relacionamento entre a agência e cliente ainda está caminhando. Se por um lado, o cliente exige cada vez mais o envolvimento da agência nas decisões de marketing, por outro, a agência ainda continua com o foco no desenvolvimento de campanhas e no faturamento, ficando o profissional de atendimento no meio do fogo cruzado,
tendo que, ao mesmo tempo atender aos interesses do cliente e as exigências da agência.

Esse jogo de cintura essencial ao profissional de Atendimento é fundamental, já que seu papel é agir como agência e pensar como cliente, sendo o responsável pela liderança do processo de comunicação na agência e no cliente.

Você conhece alguma agência que já age dessa forma? Comente e compartilhe.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

3 comments

  1. Interessante ponto de vista Juliana. Não sabia que as empresas colocavam a responsabilidade do faturamento na agência, ainda mais sendo a mesma um fornecedor e não a solução dos problemas do cliente.

    Sds,

  2. Outro grande problema é que as Agencias são vistas como meros fornecedores de ‘commodity’, facilmente cambiáveis.

    E muitas vezes depende do profissional de Marketing na empresa contratante. Muda o Gerente de Marketing, muda a Agencia, mudam os Fornecedores de material, etc.
    E ai, por mais que o profissional de Atendimento seja especialista no cliente, super alinhado com ele, qq mudança organizacional do cliente, vai tudo “por água abaixo”.

    Complicado… :)