Você sabia que muitos clientes não gostam de entrar nas lojas por receio de mau atendimento?
E você também sabia que muitos vendedores não atendem corretamente os clientes devido à crença do “estou apenas dando uma olhadinha”?
Como podemos reverter esta situação, já que a principal reclamação de clientes é o mau atendimento?
1. Atender bem um cliente é oferecer mais do que ele precisa – não em compras, mas sim em valor de marca.
2. Conhecer bem seu cliente é pensar como ele em momentos de compra – uma simples olhada em seu carrinho / cesto nos dá algumas informações sobre seu perfil e estilo de vida.
3. Entender que o shopper / consumidor de hoje está munido de informações e que para surpreendê-lo, é necessário reinventar-se – dar exemplos sobre a aplicabilidade do produto, durabilidade ou como ele combina com determinada ocasião é um exemplo de reinventá-la.
4. Customizar o produto para o cliente é uma maneira de atendê-lo bem e melhor – sempre me lembro de um conhecido que decidiu comprar uma moto de alto valor e por ser de baixa estatura, não conseguia comprar o modelo que desejava. Mas com um excelente atendimento técnico e customizado, a moto foi adaptada e o cliente saiu contente e indicou à marca para outros amigos, que se viram diante de uma marca que faz o impossível para o cliente.
5. Saber dizer não ao invés de empurrar algo que o cliente não deseja – um bom atendimento é aquele que busca mostrar produtos semelhantes à falta do produto que o cliente deseja. E caso ele não se identifique com as opções apresentadas, diga que não conseguirá o produto por agora, mas que providenciará o pedido o mais breve possível.
6. Ser gentil e oferecer uma água e café – é incrível como ainda tem gente que não sabe oferecer o mínimo de gentileza.
7. Buscar no concorrente, informações que beneficiem o seu produto – esta eu aprendi quando fui vendedor em meu primeiro emprego: jamais denigra seu concorrente. O cliente não gosta disto e passa a negativá-lo a partir de uma frase mal colocada. Entenda sobre seu concorrente e faça do produto dele, a porta de informação para a venda do seu.
8. E para fechar, lembre-se: quem vai até a loja é porque busca por algo, seja na hora ou em compra futura. Então, para cada tipo de PDV deve-se formatar um treinamento de vendas específico com foco em sell out.
Boas vendas!