O Brasil como destino do investimento global em varejo

 Há alguns posts atrás, aqui no Blog Implantando Marketing, falamos em varejo de Luxo. Naquela oportunidade, abordamos que o Brasil é um dos destinos mais favoráveis e desejáveis do varejo de luxo em escala global.

Hoje nosso objetivo é mostrar uma nova gama de números referentes aos investimentos em varejo no Brasil. Porém, agora, nosso objetivo é o varejo como um todo.

Segundo um estudo recente da consultoria em gestão AT Kearney, o mercado brasileiro como seu consumo interno (consumo que até agora garante o crescimento da economia nacional), é o 2º país mais visado para os investimentos das redes de varejo com atuação global. Nesse quesito o Brasil é superado somente pela China.

Algumas são as razões para que essas redes “nos procurem” para seus investimentos. O principal deles é o número de gasto per capita realizado pelos brasileiros (na casa de U$ 5.500 por ano), onde só perdemos para os Emirados Árabes com U$ 9.120 (A China nesse quesito apresenta U$ 1.460 por ano).

Outra razão para todo é a razão entre o risco de investir no Brasil versus o risco de investimento no país. Graças ao potencial do mercado interno nacional, os investidores acreditam que o potencial compensa todos os riscos para o investimento realizado em terras Tupiniquins.

Essa é a notícia boa!

Agora vamos à nossa reflexão. Em 2011, o Wal Mart (na verdade os dirigentes do Wal Mart no México), foi acusado de pagar propina para as autoridades mexicanas para “facilitar” a expansão da maior rede de varejo do mundo naquele país. Após a constatação de tal episódio, a empresa bloqueou os investimentos no país até que as denúncias sejam devidamente apuradas.

Hoje vivenciamos em São Paulo o episódio em que Shopping Centers estão ameaçados de fechar as portas por irregularidades na obtenção de seus alvarás de funcionamento.

Para pensarmos e discutirmos em conjunto: Será que a corrupção (ativa), de nossos órgãos governamentais (infelizmente, sabemos ser uma realidade), vão ajudar a atrais os investidores sérios ao nosso varejo, ou vamos ter um episódio parecido com o episódio ocorrido no México?

Espero com toda a esperança, que as estratégias e investimentos que serão destinados ao varejo brasileiro sejam um “Up”, nas estratégias de Marketing de Varejo no nosso País…

A seguir, cenas dos próximos capítulos…

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

7 comments

  1. Para variar, a corrupção e a burocracia são dois entraves à economia brasileira. Tanto no sentido apontado no artigo quanto em outros que sabemos que existem, a realidade está aí e precisa ser mudada, sob pena de retaliação. Espero que nossos dirigentes e empreendedores entendam logo a necessidade de se adequarem à realidade mundial, para que o Brasil não seja prejudicado com isso.

    • Clayton Alves Cunha

      Concordo plenamente contigo Rafaela!
      Obrigado pelo comentário!

  2. Felipe Soares

    Pelos dados vemos que o Brasil tem características atraentes para os investidores, pois sua relação custo beneficio é favorável e o aumento do Consumo dos brasileiros, proporcionado pela mudança de classe, foi um fator impulsionador deste fato. Por isso, vemos um cenário favorável a novos entrantes no Varejo brasileiro. E em relação a corrupção é um característica a ser mudado em nosso país, que apenas atrasa seu crescimento e desenvolvimento, mas atualmente vemos um mudança na visão das pessoas, principalmente do público jovem nas redes sociais, que estão cada vez mais insatisfeitos com as gestões públicas e no ambiente organizacional cada organização deve seguir seus valores e sua ética não contribuindo para a manutenção dessa rede de corrupção que apenas traz malefícios a eles mesmos, com carga tributária alta e poucos investimentos em transportes mantendo um Modal de transporte com um valor expressivamente caro, que não traz vantagem alguma. Por isso e inúmeros fatos não há porque manter essa rede de corrupção.

    • Clayton Alves Cunha

      Rafael,

      Espero que essa mudança na visao das pessoas, tranformem-se em ações para que possamos receber o nosso “selo” de país sério!

      Obrigado pelo comentário!

  3. Ótimo tema, Clayton!
    Tomara que a famosa corrupção da política brasileira não atrapalhe o investimento no nosso país.
    Abraços,
    Vanessa Alkmim

    • Clayton Alves Cunha

      Vanessa,

      É o que todos nós esperamos. Existem várias oportunidades mercadológicas que podem ser atrapalhadas por interesses políticos e corruptores.
      Obrigado pelo comentário!

  4. Marcel Rodrigues Bianchi

    Acredito que com o cerco se fechando cada vez mais na Europa pelos problemas econômicos, isso tende cada vez mais a ser feito, evidentemente também por conta dos demais números brasileiros.
    Corrupção em questão, apesar de ser um empecilho para aqueles politicamente corretos, vejo que já tivemos outros exemplos com “final felizes”, como a migração de grandes montadoras da capital, para os arredores de pequenas cidades com regalias garantidas em troca de desenvolvimento em lugares “esquecidos”.
    No final das contas, apesar dos pesares, a internacionalização desses varejistas chegando ao Brasil pode transferir as responsabilidades de desenvolvimento de nossos governos locais. Fugir da corrupção parece um tanto quanto impossível atualmente, por outro lado, como dificilmente essas questões não são tratadas de forma rigorosa, me parece pouco provável um escândalo igual ao México.
    Assim esperamos por mais uma rodada de pizza, ou quem sabe esticar os braços ao invés de viajar para alcançar alguns produtos.