Não há dúvidas que os funcionários são o bem maior de uma organização. É possível copiar produtos, serviços, ações ou campanhas das empresas concorrentes, mas é impossível copiar a habilidade, competência, inovação e criatividade que provém de seus funcionários.
No mundo em que vivemos hoje, onde a velocidade e o volume de informações é cada vez maior, o capital intelectual passou a ser o maior patrimônio de uma empresa, ou seja, investir constantemente em aprendizado é condição básica para sua sobrevivência no mercado.
É neste mercado intenso e competitivo que o capital intelectual tem forte influência na elaboração de estratégias e ações de comunicação e marketing. O profissional da área precisa estar sempre por trás das grandes ideias, ser criativo, identificar novas oportunidades e estar atento a tudo que ocorre à sua volta. Se ele tiver habilidades empreendedoras, isso provavelmente resultará em um maior aproveitamento do capital intelectual, gerando estratégias e ações criativas, com grandes possibilidades de sucesso.
A área de comunicação e marketing precisa estar sempre um passo à frente das mudanças da sociedade e do mercado e usar o seu capital intelectual para potencializar as suas atividades. Caso contrário, provavelmente as ações e campanhas realizadas pelo setor serão realizadas em vão. Isso significa que, para que a área de comunicação e marketing obtenha êxito em suas ações, a mesma deve ser composta de profissionais qualificados, que estejam sempre atualizando seus conhecimentos e trocando suas experiências para, assim, alcançar os objetivos da organização e garantir sua existência no mercado.
Desta forma, sem aprofundar mais no assunto, neste primeiro momento, podemos chegar a duas conclusões básicas: a primeira delas é que não há como imaginar a elaboração de estratégias de comunicação e marketing em uma organização sem a influência do seu capital intelectual. E a segunda é que a maior riqueza de uma empresa é o conhecimento na mente de seus funcionários, portanto, é está a grande vantagem competitiva das organizações.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

3 comments

  1. Juliana Nogueira

    >Ótimo texto, Vanessa. É muito importante que as empresas entendam que os profissionais são peças chave para o sucesso dos trabalhos desenvolvidos por ela. Por isso é preciso valorizar os bons funcionários.

  2. Implantando Marketing

    >Concordo Wanessa e Juliana!
    Na minha empresa o Marketing é responsável por educação,treinamento e formalização do conhecimento de outros profissionais de forma que, com a saída deles a empresa não perca o conhecimento adquirido e acumulado. Isso já é feito no Departamento de Marketing. Todas as nossas informações ficam guardadas em servidor aberto a todos do setor e nosso histórico é preservado em relatórios e planilhas. Isso não foi tocado no texto, mas é importante que o Marketing, junto ao Recursos Humanos, estejam atentos a formalizar e guardar o conhecimento adquirido ao longo dos anos já que nenhum funcionário ficará para sempre na empresa…

  3. Anonymous

    >Bons profissionais são com certeza o maior bem de uma empresa. O capital intelectual não se copia.
    Ótimo texto meninas.
    Francisco