O CLIMA ORGANIZACIONAL E A POSITIVIDADE

Muitos acreditam que trabalhar o clima organizacional não é importante. Mas, ao contrário do que muitos pensam, o clima organizacional positivo gera e aumenta produtividade das pessoas e consequentemente da empresa.

A positividade é muito importante no ambiente de trabalho. Imaginem um clima organizacional hostil, conturbado, as pessoas com problemas de relacionamento, o líder desconstruído e você perdido no meio de tudo isso… este é o ambiente em que vocês gostariam de trabalhar? Acredito que não. Esta analogia mostra um ambiente negativo, onde a positividade passou longe e retrata a importância de se ter um ambiente de trabalho “pra cima”, positivo, onde o líder deve estar à frente dessa campanha positiva.

A atitude positiva do líder tem a ver com o clima organizacional, comprovada através de vários estudos que indicam que a liderança tem tudo a ver com o clima organizacional. A liderança positiva foi criada se apoiando nos conceitos da psicologia positiva, que é um novo enfoque dado à psicologia. Ela se preocupa em estudar o comportamento humano para entender os aspectos positivos e motivacionais. O foco desta técnica é a maximização das potencialidades das pessoas visando o aumento de sua capacidade produtiva. Lembrando que manter um bom clima organizacional não depende apenas dos líderes ou da empresa, o colaborador também deve assumir este papel.

A positividade afeta diretamente o ambiente de trabalho. Afinal, você desmotivado produz bem menos do que quando está motivado. Isso foi o que revelou uma pesquisa recente da consultoria americana Gallup. Os estudos mostraram que pessoas positivas/motivadas produzem cerca de 30% mais do que as infelizes ou indiferentes. Ou seja, se você está bem, se relaciona melhor com as pessoas, com a empresa e com o seu trabalho como um todo. Mas, como diz o ditado popular: “Bom no bom, é bom demais!!!”. Traduzindo: trabalhar em um ambiente organizacional leve “é fácil”, quero ver bom no ruim…

Obviamente, fica mais fácil trabalhar em um ambiente onde está tudo muito bem, mas ter um clima organizacional conturbado não é privilégio de alguns, muitos brasileiros convivem neste ambiente todos os dias. No entanto, é no ambiente “ruim” que a pessoa positiva se destaca em produtividade.

Uma dica: Busque no ambiente aquilo que você se identifica, o que te deixa feliz ao realizar e foque nele, buscando a sua positividade. Sabendo que ser positivo é muito mais que uma técnica, é estilo de vida e um dom, que pode ser desenvolvido por todos nós, basta querer. Compartilhem essa ideia e comece em casa com sua família.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.