Esses dias li aqui no blog algo que achei fascinante, falando sobre o composto de marketing. Teoria básica para qualquer mercadólogo, mas que muitas vezes fica esquecida. Além disso, boa parte do nosso público são estudantes e buscam encontrar aqui conteúdo de qualidade com uma apresentação simples, de fácil entendimento. Seguindo essa onda, resolvi escrever sobre o composto de endomarketing, que nada mais é do que a adequação do composto de marketing voltado ao público-interno. Vamos lá?

Recapitulando, os 4 Ps (composto de marketing ou mix de marketing) preconizados por Jerome McCarthy em em seu livro Basic Marketing (1960), referem-se a Produto (o que se vende), Preço (por quanto se vende), Praça (onde se vende) e Promoção (como se vende). Essa é a teoria difundida pelos principais autores da administração e do marketing no mundo. Agora, quando se trata de endomarketing, é complicado simplesmente fazer uma adequação. Mesmo assim, sendo o capital humano considerado um ativo intangível, teoricamente tudo que está relacionado a ele segue para a linha do intangível também. Por isso, alguns autores como Ahmed & Raqif (2002) propuseram que se faça a seguinte analogia:

Produto: Aqui eles incluíram os valores e atitudes necessárias para um programa de trabalho, a imagem da empresa e outras ações como novas formas de conquistar clientes;

Preço: Para eles, este item assemelha-se ao custo psicológico para assimilar uma nova metodologia de trabalho ou mais dedicação. É o que o trabalhador dará em retorno à empresa;

Praça: Pode ser relacionado aos locais de encontro das equipes, tais como eventos da empresa (de pequenas reuniões a grandes conferências);

Promoção: Refere-se às formas de vender essa ideia para os colaboradores da empresa. Aqui, os autores incluíram desde ações motivacionais até campanhas de comunicação interna de massa.

Os autores ainda ampliaram o conceito, incluindo mais 3 Ps, que referem-se a:

Evidência física (physical/tangible evidence): trata-se da documentação processual de práticas e políticas de gestão, com vistas a perpetuar os novos modelos adotados;

Processo: refere-se às metodologias utilizadas na empresa para executar as ações.

Participantes: Aqui vemos o público interno como um todo, que ainda pode ser segmentado por atuação (líderes, gestores, colaboradores).

Outros autores ressaltam as peculiaridades do marketing interno e a fragilidade da adoção desse modelo. No entanto, a maioria aceita como válida essa analogia. Enquanto não surge algo revolucionário (quem sabe criado aqui no projeto mesmo), creio ser uma boa forma de iniciar os planejamentos estratégico, tático e operacional voltados ao público interno.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

8 comments

  1. Olá Aline!

    Adorei o seu texto, mais uma lição de casa que pego para fazer!

    Em um dos projetos que tenho, preciso trabalhar a questão do endomarketing, e às vezes me pego pensando: é mais difícil vender para o público externo ou interno?
    Entendo que cada um tenha suas caractéristicas, necessidades, e etc, mas nesse caso acho que não existe um perfil “mais fácil” e o outro “mais difícil”… E os seus textos com certeza contribuem para ajudar a conhecer mais essa área!

    Abraços,

    • Aline Roque

      Olá Priscila!

      Obrigada por seu comentário. Fico feliz em saber que meus textos contribuem para seu desenvolvimento. Saiba que a recíproca é verdadeira. Os seus também são muito bons e muito úteis para mim.

      Abraço!

  2. Fiquei encantado com o seu site. Você acaba de ganhar um leitor diário.

    Parabéns!

    Te convido a visitar o meu blog, que é dedicado à Gentileza no ambiente de trabalho e todos os seus princípios. Ficarei honrado com sua visita.

    http://www.gentilezanotrabalho.blogspot.com

    Sucesso!

    Luiz Gabriel Tiago – Sr. Gentileza

    • Aline Roque

      Obrigada por sua visita Luiz!
      Ficamos felizes que nosso conteúdo esteja lhe agradando.
      Estive em seu site e achei bem interessante seu trabalho. Vou acompanhar.
      Abraço!

      • Oi Aline,

        Bom dia!

        Também estou acompanhando vocês por aqui. Também seja bem vinda ao Blog do Sr. Gentileza!

        Grande abraço, paz e saúde para todos!

  3. Ricardo Henrique da Rosa

    recebi essa questao da faculdade para fazer mais fiquei na duvida, poderia me ajudar? Relação de mix de marketing para endomarketing, qual dessas esta errada?

    Ponto de Venda – logística
    Produto – Companhia ou Empresa
    Ponto de Venda – Coordenadores
    Promoção – Comunicação
    Preço – Custos

  4. Letycia Araújo

    Oi Aline, muito obrigada por escrever esse tema complexo de uma forma mais sucinta e explicativa.

    Grata!