O desafio de mudar a cultura comercial das empresas

Que o consumidor já não é o mesmo, todos sabem. Que seu comportamento mudou, não é uma novidade para nenhum gestor. Que o consumidor não aceita mais o marketing invasivo já está claro para todos os CEOs. Mas, por que as empresas ainda não mudaram seu comportamento diante desse novo consumidor?

MARKETING E VENDAS

A visão do departamento de marketing e dos próprios CEOs já evoluiu bastante, percebendo a necessidade de gerar valor no produto ou serviço oferecido. Porém, essa visão ainda não se desdobrou para os demais departamentos das empresas.

Muitas já implementaram as estratégias do marketing permissivo, gerando leads pela internet através da qualificação do conteúdo e da geração de valor a marca. Mas o departamento comercial não seguiu a mesma atualização. O discurso ainda é antigo, os argumentos focados no produto/serviço e não na necessidade e, com isso, todo os esforços e investimentos do departamento de marketing está indo por água abaixo.

Prova disso, é o baixo volume de conversão de leads em vendas ou oportunidades. O alinhamento entre os departamentos de marketing e vendas ainda não é uma realidade nas empresas e muito dinheiro está se perdendo em função deste distanciamento.

Como resolver isso?

Engajamento é palavra de ordem. Para mudar a cultura de uma empresa, todos devem estar envolvidos nesse processo de ajuste e definição de novos rumos e objetivos. Tem que estar claro para todos quais são suas responsabilidades no processo de mudança, qual a importância de cada um se comprometer em fazer sua parte.

SMARKETING: Já ouviu falar dele?

Marketing_Vendas_Smarketing

É o alinhamento entre o time de vendas e de marketing.

Segundo a Hubspot, organizações que possuem os times de vendas e marketing bem alinhados conseguem atingir uma média de 20% de crescimento anual.

Quer esses resultados para sua empresa? Veja as dicas da Rock Content, empresa especialista em conteúdo.

  • Falem a mesma língua: A meta mensal ou anual do time de marketing deve ser baseada na receita, assim como do time de vendas.
  • Alinhamento dos estágios de venda e marketing de acordo com o funil: Compreender a semelhança entre jornada do comprador e o ciclo de vida médio do cliente: O marketing e vendas devem compreender que existe apenas um funil para ambos.
  • Definir o que é um sales-ready lead: A tradução literal para este termo é o cliente que está pronto para fechar um negócio. Ele se encaixa perfeitamente no que a empresa espera de um cliente e marketing e vendas devem determinar juntos o que isso significa.
  • Compartilhamento e compreensão de buyer personas: Conhecer as personas é essencial para o bom alinhamento. Enquanto marketing precisa conhecê-las para criar conteúdo que sejam relevantes e que consigam fazer as leads andarem no funil, vendas também precisa conhecer cada uma das personas para que suas ligações e follow-ups façam sentido para a lead.
  • Crie uma rede de gerenciamento de relatórios entre as equipes.

Fonte: http://marketingdeconteudo.com/smarketing/

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Olá! Juliana
    Sou Analista de Marketing em desenvolvimento na empresa em que trabalho e estou criando toda estrutura de Comunicação e Marketing interno e externo da empresa. Poderia me ajudar com dicas e/ou materiais/
    Achei o conteúdo e as matérias bem interessantes.
    Aguardo contato.
    Abraços!

  2. Gustavo Avila

    Olá Juliana, boa tarde!

    Tudo bem?

    Meu nome é Gustavo, trabalho na MJV uma empresa brasileira de tecnologia e inovação com escritórios em 12 países. Estamos em ritmo acelerado de crescimento, gostaria de pedir sua ajuda com algumas orientações para um desafio que estou vivendo.
    Estamos que querendo implementar aqui na empresa uma célula de inteligencia de mercado. Pessoas da area de atendimento / marketing que possam nos apoiar na coleta de dados primários, fomentando oportunidades de negócios para nossa empresa.
    Gostaria de receber suas orientações com relação a este tema.

    Segue o nosso site: http://www.mjv.com.br

    Muito obrigado!

    Abs,

    Gustavo Avila