O Facebook é um ambiente empresarial seguro e confiável?

Mais uma vez o Facebook foi alvo de Hackers que tiveram acesso a 50 milhões de Cripto Chaves Tokens. Surge a dúvida: o Facebook é uma plataforma seguro e confiável?

Não, a plataforma do Facebook é uma plataforma privada que necessita de ajustes internos para garantir que perfis fakes não existam. Afinal, estes perfis são  o maior problema do Facebook.

Neste vídeo falo sobre este ataque sofrido pelo Facebok e como sua nova equipe focada em BlockChain poderá resolver o problema:

Na última semana o Facebook foi hackeado e 50 milhões de chaves Token. Um Token é um aplicativo no celular que gera senhas aleatórias, essas chaves mantém os logins de aplicativos conectados para que não seja necessário se logar novamente. Segundo o Facebook ele derrubou o acesso das 50 milhões de chaves e mais 40 milhões por precaução.

90 Milhões de contas que ficaram vulneráveis aos ataques de hackers!

Para empresas é um risco enorme ter uma página social, para isso é necessário se preparar para evitar problemas quando ocorrer situações como está.

Para evitar problemas é necessário:

• monitorar diariamente suas contas empresariais nas redes sociais.
• manter um profissional exclusivo para suporte e controle das redes sociais.
• evitar colocar informações confidenciais em mensagens e grupos secretos.
• controlar o acesso dos responsáveis pelas plataformas sociais
• manter os programas de proteção digitais atualizados nos computadores

Essas dicas são eficazes para proteger suas informações e imagens empresariais nas redes sociais de possíveis falhas de proteção das plataformas. O que não é suficiente para garantir que não haverá um ataque hacker ao seu sistema interno de computadores.

É necessário também criar um programa educacional interno que ensine aos colaboradores como se proteger de ataques hackers, afinal o compartilhamento de informação infectada é a principal forma de entrada de hackers e seus programas.

Engenharia Social no campo da segurança tecnológica é a manipulação psicológica de pessoas para execução de ações que facilitem a entrada dos55 programas de infecção hacker.

As principais técnicas dos engenheiros sociais consistem em enganar os colaboradores da empresa com informações falsas que vão facilitar a entrada dos programas infectados, para isso podem enviar um e-mail falso com informações que são do interesse pessoal ou profissional do colaborador. Ao abrir o arquivo em sua rede interna ele dá acesso de toda rede empresarial aos vírus e programas infectados.

A melhor forma de proteger sua empresa é garantir que sua equipe tenha conhecimento e esteja preparada para identificar uma armadilha hacker.

Independente da rede social a melhor forma de proteção ainda é a educação dos colaboradores sobre as formas de ataque e propagação de vírus infectado.

O Facebook não é uma plataforma empresarial, ele é apenas uma rede social que liberou a possibilidade das empresas negociarem em sua plataforma, pois depende dos anúncios para sobreviver, mas em nenhum momento prometeu segurança para empresas e usuários.

Fontes de estudo:

Como se proteger da engenharia social no setor corporativo
https://www.recode.net/2018/5/8/17329696/facebook-blockchain-crypocurrency-david-marcus-crypto-messenger-app

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Rosane Barbosa

    Olá, gostei muito desta matéria. Bem esclarecedora. Ao meu ver, o ideal é montar um site, nem que seja gratuito e, a partir dali, fazer as suas vendas via ecommerce. o wordpress também tem como colocar este sistema nele. E, as coisas que forem só para propagar a empresa, põe no Facebook. Acredito esta ser a melhor forma.