O futuro não é mais o mesmo!

Temos que ter certo cuidado ao supervalorizar determinadas áreas do Marketing. É fundamental estarmos na vanguarda, acompanhando a movimentação de novos comportamentos, assim como a evolução e possibilidades de novas tecnologias, mas de uma forma sensata e holística.

O Google já começou a se reformular, criando uma holding com novas divisões. Google Inc. agora é em Alphabet Inc. Claro que, a princípio o Google continuará sendo a principal empresa do grupo, mas outras peças ganharão ainda mais força dentro da Alphabet, como a Nest por exemplo, que tem como foco a Iot (Internet das Coisas). Internamente, todos do Google sabem que o atual modelo de negócios da empresa precisa adaptar-se às mudanças.

A mídia social Periscope já chegou dando o seu recado, ganhando popularidade e milhares de Periscopatas ( como são chamados os usuários have used da mídia). Não obstante, o Facebook já inicia uma movimentação para a transmissão de streamings – transmissão instantânea de dados de áudio e vídeo através de rede – considerada pelos especialistas, o formato do futuro em mídias sociais.

O Marketing Digital por si só não é a solução dos seus problemas. Empresas que não buscam a integração on/off, através de um planejamento de marketing pautado no Omni-channel, estão perdendo oportunidades de atingir amplamente o consumidor, visto que hoje ele é multi-canal. As sintonias entre os diferentes canais e plataformas mantêm a padronização da empresa, marca ou produto. Uma marca com ausência dessa simbiose é uma marca esquizofrênica, sem personalidade própria, características definidas e marcador-somáticos.

Não podemos utilizar do maniqueísmo entre o mundo digital e off. A tão falada Internet das Coisas já é uma realidade, que em poucos anos estará consolidada, fazendo parte do nosso cotidiano, quebrando de vez paradigmas entre online e offline.

O que seria então esse mundo digital? Acredita que é simplesmente o contato direto com desktop ou mobile? Por falar em mobile, será mesmo que é apenas um Ipad, Tablet ou Smartphones?

Revolução Digital era papo de anos atrás, já estamos vivendo na era pós-digital. Distinguir os universos on/off é utilizar de uma ótica obsoleta e míope do futuro.

O futuro que andam dizendo por aí, não é mais o mesmo!

Grande Abraço!

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.