O Impacto tecnológico no marketing

Olá a todos que acompanham nosso blog! O avanço da tecnologia e o “Boom” do Marketing Moderno, devido a invenção da web, propiciou essa relação de dependência entre web e marketing, o que tem muito a ver com o surgimento e crescimento das empresas de TI.

Essa transformação do mercado com a tecnologia vai além do Marketing digital e acaba influindo nas diversas áreas da empresa, tais como: vendas, serviços, produtos, operações internas, entre outras; sendo que em muitos casos ocorrem a criação de modelos de negócios digitais.

A tecnologia acaba rompendo as barreiras da seguinte forma:

* O ambiente digital é também uma preocupação do setor de vendas, atendimento ao cliente, faturamento e desenvolvimento e operação de produtos e serviços. Exige a colaboração de todos os setores para que possa ser realizada de maneira correta.

* Num ambiente de negócios digital, as alavancas com maior efeito nos resultados de marketing digital, não são necessariamente do departamento de marketing. Podem ser de equipes e setores diferentes da empresa.

* Ou seja, o digital faz parte da “alma” da empresa.

As vantagens do uso da TI nos negócios são enormes:

* Integração maior de dados: os processos e softwares são mais eficientes, mais fáceis de replicar e otimizar. Permite uma visão compartilhada dos prospects, leads, clientes; melhorando assim, a eficiência dos processos e reduzindo custos.

* Gerenciamento dos Riscos: as empresas em suas campanhas enfrentam através de diversas plataformas, seja online ou off-line, uma série de políticas de uso para mídias sociais, de privacidade de dados dos clientes, segurança, entre outros. Isso mostra que as duas frentes (marketing e TI) devem andar em sincronia.

* Compliance: as medidas de compliance são necessárias a medida que aumenta os riscos, ou seja, os setores sofrem com regulamentação global, regional e por país, tudo em torno do direito do consumidor e privacidade. Devem possuir medidas internas com relação ao uso de mídias sociais, acordos de licenciamento, etc.

* Experiência do cliente: focar na experiência do cliente com a marca. Tendo personalização e consistência na comunicação através de diferentes plataformas de mídia. Para tanto, necessita de programas específicos que coletem dados, automatizem tarefas e realize em tempo real análises dos dados gerados.

A cada dia que passa o que podemos perceber é uma maior interdependência de ambas as partes: seja do marketing pelas ferramentas que a Ti pode oferecer e da TI com a coleta dos dados para suas análises.

Deixe seu comentário. Nos vemos no próximo post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.