O Lego como ferramenta didática

ANTONIO FREIRE DA SILVA NETO – MSC
ROSEMARY LACERDA RAMOS – PHD
MISA CADIDÉ DUARTE – MSC

Este é o resumo do artigo que foi apresentado no Congresso Internacional de Educação, em Foz do Iguaçu em 7 de dezembro.

Ele foi inspirado em meu trabalho prático, no qual consegui mostrar que esta ferramenta de educação pode ser usada muito mais amplamente em disciplinas e cursos de gestão, até então de pouco estudo e pouco discernimento.

Colegas e o coordenador do curso de saúde de uma das universidades que leciono me motivaram na apresentação. Nesse congresso o artigo foi apresentado em co-autoria com mais duas outras colegas professoras da área de saúde e de educação.

Esta atividade começou à ser desenhada após uma demanda empresarial da Academia da Venda, que em contato com o diretor de uma empresa me pediu uma atividade diferente para aplicarmos em seu quadro gerencial, daí pensei, desenvolvi uma atividade muito diferente do programa “Serious Play da LEGO”, sendo que mais amplo e de maior aproveitamento para o desenvolvimento de atividades gerenciais, liderança e estímulo orientativo ao trabalho em grupo.

Para esta atividade, até então, e inclusive em atividade empresarial, temos para o público estudante uma aceitação e entendimento entre 95% e 98% e para atividade empresarial, as avaliações surpreendem com 99% de aceitação e entendimento.

Ou seja, sua empresa merece conhecer esse método e estamos à disposição para aplicar para vocês. Boa leitura!

Introdução: As Metodologias Ativas cada vez mais ganham espaço na educação, especialmente no ensino superior, tornam os estudantes mais ativos e agentes da construção do seu próprio conhecimento. Embora o maior destaque seja graduação, compreende-se a necessidade de investir em sua aplicação, também, nas pós-graduações. Justifica-se sua larga adoção no ensino superior por contribuir com o desenvolvimento, junto aos estudantes, de habilidades específicas e essenciais à vida e ao exercício profissional, na atualidade, pois posiciona os estudantes em experiências reais e/ou simuladas estimulando o pensamento crítico e reflexivo.

Desenvolvi uma metodologia de montagem do LEGO diferente do apresentado pela empresa, mais amplo e com foco na gestão e no trabalho em equipe, aplicando os princípios das Metodologias Ativas.

Metodologicamente este trabalho caracteriza-se como pesquisa exploratória descritiva, do tipo pesquisa formação e “gamificação”, na qual desenvolveu-se a experiência em turmas de pós -graduação lato sensu, em grupos de gestores em empresas de diversos segmentos empresariais e de maneira introdutória em turmas de graduação, neste caso foram poucas turmas, em curso nas áreas de gestão, comunicação e saúde entre os anos de 2015 a 2018 em Salvador, em uma universidade baiana e as empresas foram de Salvador e interior da Bahia.

Participaram do processo formativo mais de 800 estudantes e profissionais dos ambientes citados e a estratégia adotada foi a montagem de um modelo Lego por provocar experiências ampliadas de trabalho em equipe, requerendo desenho de estratégias e resolução de problemas e desenvolvendo habilidades estratégicas essenciais, tão necessárias ao ambiente corporativo em qualquer fase da vida profissional.

O trabalho foi desenvolvido de modo integrado, contando com a participação de 100% do público envolvido.

Resultados: Houve o envolvimento ativo de todos que, além da experiência lúdica, vivenciaram um novo momento de trabalho em equipe com a finalização da atividade no qual o feedback sobre o trabalho revelou aos participantes como aplicar esta metodologia em seus ambientes de trabalho, favorecendo a melhoria da produtividade empresarial.

Pude então concluir que o uso dessa ferramenta para o ensino do marketing e efetivamente para aplicação de modelos de gestão tornará o ambiente empresarial mais lúdico e assim a interação entre as partes envolvidas será desenhada claramente em um ambiente de trabalho em equipe, com plena integração entre todos os atores dos processos.

Cheguei a conclusão clara de que a atividade de montar o LEGO nas bases desenvolvidas vai contribuir amplamente com a formação crítica e reflexiva dos participantes no ambiente empresarial e que será utilizada de maneira ampla por muito tempo na vida profissional de quem participou e sem querer a presunção da falta de humildade, irá contribuir de maneira significativa com a vida dele, mobilizando-os para uma atuação mais ampla e de forma propositiva e envolvida. Ele requer que os participantes identifiquem os paradigmas e desafios relativos à gestão e ao trabalho em grupo, colocando todos em contato com suas limitações e potencialidades e assim poder desenvolver um ambiente de trabalho mais amplo e participativo.

Estou esperando sua participação, deixe seus comentários, leia os outros colunistas. Pense no marketing como uma leitura de mundo.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.