Onde existe troca existe marketing, na época da escravidão os coronéis já trabalhavam com marketing ele apenas não sabiam o que estavam fazendo, ao negociar seus escravos eles valorizavam suas características como força, saúde, idade entre outros vários atributos.

Após a revolução industrial as empresas começaram a desenvolver algumas ações, criar algumas estratégias, que atualmente entendemos como marketing. Devido a evolução, a modernização dos hábitos de consumo, a globalização o marketing também evolui, no inicio as empresas tinham a orientação para o produção, o maior exemplo é o Ford T que podia ser de qualquer cor desde que fosse preto.

Em um segundo momento a orientação passou a ser para venda, os caixeiros viajantes, os vendedores de porta a porta tinham um único objetivo vender. Nesta fase você comprava um produto e testava na frente do vendedor, se o mesmo não funcionasse ele te diria: Liga para o número que está na embalagem e saia correndo. Não havia preocupação com o cliente, atualmente a orientação é para o cliente apesar de ainda existir muitas empresas orientadas para o produto. Não existe certo ou errado a orientação é uma estratégia, o fato é que atualmente o consumir se informa sobre o produto ou serviço desejado, existe muita oferta, e seus diferencias são facilmente copiados.

O marketing traz o cliente até a empresa, a força de vendas leva a empresa até o cliente. Não basta ter um excelente produto, uma campanha de marketing eficiente, se no ato da compra, no chamado momento mágico a equipe de vendas não traduzir os valores, os diferencias do produto ou empresa. Tradicionalmente a equipe de vendas se preocupava com o volume, com as metas, atualmente uma característica importante da força de vendas é garantir a satisfação do cliente criando o elo entre: cliente e empresa. Para isso é importante que a força de vendas estude o consumidor, afim de entender sua real necessidade, para oferecer o valor, o beneficio adequado, customizar seu mix de merchandising e direcionar osargumentos de vendas para essa real necessidade.

É através do planejamento de vendas que o gerente direciona e monitora os objetivos da equipe de vendas. Para que a equipe cumpra seus objetivos e supra as necessidades da empresa, é necessário que o objetivo seja claro, todos da equipe devem ter certeza do que fazer, como fazer, e querer fazer. Para que esse alinhamento seja eficaz o gerente deve observar vários pontos para definir esse objetivo: ter claro quais incertezas econômicas, sociais, políticas podem influenciar no objetivo. Monitorar constantemente a demanda que sofre alterações devido a novas tecnologias, inovações do concorrente etc.  Resumindo é fundamental criar cenários e ter estratégias bem definidas para cada um deles.

Na relação de consumo a força de vendas representa a empresa, como estão na linha de frente identificam os valores e benefícios que realmente importam para os clientes, direcionam o marketing na mensuração do resultado das ações que mais persuadem, despertam a necessidade do público.

No mundo globalizado e concorrido que estamos atuando, é fácil os concorrentes copiarem alguns ativos, diferenciais como tecnologia, formato, distribuição, embalagem, precificação, comunicação etc, são copiados com muita velocidade.

O ativo da empresa que é difícil de ser copiado e a estratégia e a capacidade da força de vendas bem treinada, alinhada aos conceitos da empresa e do produto. Uma equipe de vendas motivada, pode ser muito fiel a empresa. Também encontramos essa dificuldade nos canais de vendas e distribuição, a fidelização dos distribuidores, parcerias demoram mais para serem copiados do que preços, inovações etc.

Marketing sem vendas e vendas sem marketing não fazem sentido, todo esforço de marketing para apresentar a empresa e os produtos, aos clientes pode ser desperdiçado pela equipe de vendas, que por sua vez pode coletar todas as informações necessárias para concepção do planejamento de marketing e sua mensuração.

Ativo mais valioso da empresa a força de vendas precisa de direcionamento além de monitoramento constante.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.