O que a Neurociência pode fazer pelo seu negócio?

O Marketing pode utilizar-se desta ciência para atingir seu público alvo com maior eficácia?

A resposta é simples: sim, pode e deve!

O objetivo da Neurolinguística é reproduzir excelência para alcançar resultados consistentes, o objetivo do Marketing é produzir algo, como por exemplo uma campanha de divulgação, com excelência para alcançar resultados positivos com seu público alvo. Assim fica fácil perceber que o objetivo de ambos é atingir determinados resultados, ligados ao cérebro humano, com excelência, logo, porque não juntar ambos?!

A neurociência busca entender a mente e seu funcionamento, como percebemos situações ao nosso redor, como nos movemos, como pensamos e como lembramos ou guardamos memórias, tanto no âmbito físico do sistema nervoso quanto no funcionamento do sistema motor e perceptivo e suas respectivas adaptações ao meio ambiente. O sistema nervoso é considerado plástico, pois é capaz de se modificar sob a ação de estímulos ambientais, permitindo-nos adquirir novas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, inclusive novos hábitos.

A Neurociência da aprendizagem é o estudo de como o cérebro aprende, como as redes neurais são constituídas no ato da aprendizagem e como os estímulos chegam ao cérebro e consolidam as memórias nos dando acesso a essas informações armazenadas.

Dessa forma a partir do momento que definimos o caminho para consolidação e posterior acesso às informações poderemos garantir a fidelidade do público alvo.

Para criar hábitos, inclusive o hábito de compra, precisamos de motivação gerada por estímulos externos. A princípio precisamos de uma experiência concreta, que pode ser gerada pela necessidade, esta pode ser primária (ex. gêneros de primeira necessidade) ou secundária (ex. aquilo que faz nosso coração bater mais forte e brilhar nossos olhos, mesmo que, a princípio, pareça não ser necessário).

Depois desenvolvemos uma observação reflexiva que cria novas conexões neurais, momento este muito importante para o Marketing e seu poder de convencimento. Os estímulos levam a criar hipóteses abstratas que quando afetam o indivíduo positivamente, a região que cuida dos centros de prazer produz dopamina, o neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer, mobilizando a atenção e reforçando o comportamento em relação ao objeto em questão. Daí, testamos ativamente estas hipóteses até que novas experiências concretas são efetivadas levando à compra.

Há ainda a ação do reforço, quando uma nova informação faz citação a objetos ou eventos já conhecidos, o cérebro reforça suas sinapses e dá aí um novo significado, chamando uma nova necessidade concreta.

Para melhor entendermos, vou citar exemplos simples mas que seguem as técnicas desenvolvidas pelo NeuroMarketing:

  • Pesquisas confirmam que se borrifarmos determinados perfumes em lojas de lingerie, as vendas aumentam em torno de 25 a 30%;
  • Os supermercados têm suas gondolas estrategicamente arranjadas em sentido anti-horário, o que gera um aumento de 15 a 20% nas vendas;
  • Outro exemplo importante é a cor utilizada nas paredes que também levam mensagens ao nosso cérebro aumentando ou diminuído o tempo dentro de determinados estabelecimentos aumentado o giro de clientes ou gerando mais vendas.

Aqui foi uma breve explicação que espero ter atingido meu objetivo de chamar sua atenção para a importância e necessidade da Neurociência se unir ao Marketing em prol de uma melhor e mais eficaz atuação.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.