O marketing e seus axiomas: A evolução necessária! Parte 2

 

No primeiro post sobre O marketing e seus axiomas: Por que a evolução é uma revolução?  falei sobre o que é um axioma e de como surgiu a necessidade de falar sobre o marketing. No post de hoje, proponho uma reflexão associada a uma metáfora muito legal com a sala de aula, já que nem todos podem estar neste ambiente, mas recomendo que estejamos todos em constante aprendizado ( e o melhor lugar é na universidade!). Afinal, existe uma missão no marketing? Confiram!

Pelo menos três respostas diferentes já foram dadas à esta pergunta.

1ª: A missão do marketing é vender todo e qualquer dos produtos da empresa para qualquer um e para todos (Interessante, mas o mesmo que utilizar uma pistola de precisão para matar mosquito da dengue).

2ª: A missão do marketing é criar produtos que satisfaçam as necessidades não atendidas dos mercados-alvo (simples demais, o que a empresa quer é desenvolver desejos e fidelizar público alvo, tornando consumidor em cliente).

3ª: A terceira é filosófica: Diz que a missão do marketing é elevar o padrão material e a qualidade de vida em todo o mundo (imagine que sonho fantástico. Problema ideal para o Gênio da Lâmpada de Aladim).

Eu gosto de discutir com alunos em uma atividade científica: A missão do marketing é ajudar a empresa a alcançar o crescimento lucrativo em suas operações.

Segundo Kotler (o maior pesquisador e escritor de marketing do mundo):

“O papel do marketing é perceber as necessidades não satisfeitas das pessoas e criar novas e atraente soluções”.

Já Raimar Richers afirmava que marketing é “Entender para Atender”.

A cozinha moderna e seu equipamento fornecem um belo exemplo de libertação das mulheres do trabalho doméstico, cansativo e tedioso para que elas tenham tempo para desenvolver outras de suas capacidades produtivas, e de quebra dão ao homem moderno uma visão holística de um trabalho que há pouco tempo era só das mulheres. E ficaram sabendo disso com os apelos comerciais, que são desenvolvidos pelo marketing. Já contamos até aqui com assunto de pelo menos 6 horas de aula em um curso de Pós em marketing.

O Marketing vai além dos conceitos:

As conceituações de marketing, assim como as suas estratégias, são mais que conceitos à serem seguidos, eles dotam aos estrategistas de condições sistêmicas de elaborar ações e planos de ação, direcionados, abertos e cheios de inovações, e não trato apenas de tecnologia, mas de “óbvios” acertos e possibilidades de fidelização embasados no que o cliente e consumidor necessitam ouvir, ver, sentir, cheirar, experimentar. Não apenas na simbologia dos 5 sentidos do ser humano, mas na sua sinestesia, no ver e acreditar que está provando com a boca, de senitr o cheiro e imaginar a maciez do toque, de tocar e somar todos os sentidos em um único “NOSSA, QUE GOSTOSO”.

Esta simbiose dos sentidos nos remete a estratégias simples, objetivas e como diz o título deste POST: Um axioma. Afinal, não podemos provar, mas sabemos que dar ao cliente / consumidor uma experiência de consumo, é muito mais que atender as suas necessidades e desejos, é muito mais que uma ação social de identificar um novo produto à um mercado ainda virgem, é muito mais que gerenciar relações, dar uma experiência de consumo, é fazer com que o nosso cliente, sinta-se um ser especial, realmente diferente, é fazê-lo sentir-se um Rei, uma Rainha, é trocar o seu dinheiro por um momento único de êxtase.

Esperamos sua participação. Escreva para nós, leia as outras colunas, comente, dê a sua sugestão de tema para pesquisarmos. Estou aguardando os seus comentários > professorfreire2008@gmail.com

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.