Quando escrevo sobre marketing ou ministro uma aula, um sentimento de êxtase me toma a mente, é uma tarefa prazerosa e muito gratificante. Nem sei se deveria chamar de tarefa, já que esta titulação remete a algumas atividades obrigatórias… Lembre das tarefas escolares, “dever” de casa… Termos um tanto quanto impositivos. Passamos, então, destas justificativas para assuntos que podem ser enriquecedores para nosso vocabulário empreendedor e esclarecer alguns temas, intrigantes, mas justamente por isso chamados de axiomas.
Na tradução literal, axioma ou postulado é uma sentença ou proposição de termos, conceitos ou assuntos, que não pode ser provados ou demonstrados cientificamente, mas são considerados como óbvios e por isso, se torna uma verdade ou consenso, necessários para a construção ou aceitação de uma teoria. Por ser aceito como verdade pela comunidade científica, serve como ponto inicial para dedução e inferências de outras explicações.
Esse momento de “bate papo” literal (ou como poderia dizer a professora da peça A Bofetada – “LiteroFonoPedagógico”), vamos esclarecer alguns pontos, de maneira sintética e breve, pois este tipo de conversa realizamos normalmente em sala de aula, em um curso de graduação em marketing ou pós graduação, que nos leva 2 anos de investimento.
O posicionamento em questionamentos, que é a visão contemporânea da gestão e liderança será para ampliar a necessidade da pesquisa.
Quando apareceu pela primeira vez a necessidade de falar de marketing?
As atividades comerciais foram identificadas com os primeiros seres humanos, usando a narrativa Bíblica como referência, Eva convenceu Adão a comer o fruto proibido. Mas ela não foi o primeiro comerciante. Foi a “serpente” que convenceu Eva a comercializar com Adão. A metáfora intrigante é apenas uma comparação da antiguidade, pois o marketing perfeito é tratado com seriedade e ética. Quero dizer que as ações de Marketing no âmbito da contemporaneidade são antigas e desde então necessárias às Organizações.
Marketing perpassa uma profissão ou uma forma de arte / ciência. A Associação Americana de Marketing e o Instituto Chartered Britânico de Marketing trabalham em prol do credenciamento do profissional de marketing, acreditam que testes podem ser construídos e a partir deles distinguir entre os profissionais de marketing qualificados e os curiosos. Concordo.
Empreendedores com ideias brilhantes podem surgir, como existem incontáveis mundo afora, vão criar e desenvolver ideias de marketing brilhantes, mas alerto para o momento exato da contratação de uma equipe, pois nenhuma empresa no mundo já se manteve por muito tempo viva sem essa equipe de marketing atuando. Das 500 maiores e melhores empresas brasileiras, em 50 anos, apenas 20 % delas ainda vivem. É assim no mundo inteiro.
A criatividade representa 50% dos créditos de sucesso do marketing, os outros 50% são a ciência que o cerca, os conceitos acadêmicos consagrados não são apenas conceitos, são observações de atividades e ocorrências. Marketing é uma ciência e esta também depende da criatividade e perspicácia.
A pesquisa de marketing é também um dos grandes responsáveis pelo sucesso de projetos empreendedores. Adequações de mercado são feitas com base e análise preditiva dos seus resultados.
Empresas utilizam normalmente modelos de marketing para a tomada de decisões e orientação de seus investimentos, elas estão desenvolvendo métricas de marketing para indicar o impacto de suas atividades sobre as vendas e lucros.
Vou parar por aqui, no próximo artigo darei sequência sobre esse assunto intrigante e instigante, e você vai concordar comigo – É MUITO GOSTOSO FALAR E VIVER O MARKETING. Nem vou te convidar, estou te convocando para ler os outros artigos do implantandomarketing.com e vamos discutir o assunto.
Espero sua participação. Escreva para nós, leia as outras colunas, comente, dê a sua sugestão de tema para pesquisarmos. Estou aguardando os seus comentários > professorfreire@academiadavenda.com.br