O marketing e suas artimanhas

Thalena Oliveira

mágico

Você já parou para pensar quando surgiu o marketing? Há boatos de que ele está presente desde sempre na humanidade, desde a primeira oferta de um produto e o primeiro contato entre vendedor e consumidor. Porém, ele só foi afirmado após a segunda Guerra Mundial quando comerciantes queriam combater a concorrência e se prestavam a fazer negócios a qualquer preço. Na época, os mercadólogos eram chamados de charlatões, por utilizarem uma “trama” por traz das vendas.

Charlatões ou não, os marqueteiros são mestres na arte de bolar estratégias de venda, de comunicação e relacionamento com o cliente. De 1945 para cá o marketing foi tomando novas caras e traçando artimanhas para vender, sem precisar implorar ao consumidor e sem mostrar que o seu intuito é vender. Deu para entender? Já vai ficar mais claro.

A Vodafone, empresa de telecomunicações móveis a nível mundial, queria inovar na forma de vender seu produto. Para isso contratou a Jung von Matt, agência de publicidade Alemã, para cuidar dessa nova ideia. Eis aqui a campanha criada:

O marketing passou a vender sonhos, mexer nas emoções, humanizar os produtos – vide a campanha da Kombi – e dentro disso tudo, vendê-los.

Vai dizer que você nunca se rendeu ao chamado do marketing?

Artigo produzido pela Acesso Comunicação Jr., empresa júnior de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply