Como em todo começo de ano, várias publicações tecem suas tendências em Marketing, e não fugirei à essa regra!Abaixo listo tendências de Marketing e Varejo que entendo serem irreversíveis no curto prazo e que já estão sendo utilizadas plenamente nas empresas e universidades.
Obviamente que são tendências baseadas em pesquisa e também de acordo com a experiência deste que vos escreve, sendo livre as críticas e opiniões favoráveis e desfavoráveis, pois como meus alunos bem sabem, acreditamos naquilo que desejamos acreditar!
Mas, sem mais delongas:
– Chatbots: Muitos de nós já somos atendidos por chatbots em transações online e também físicas (quando usamos terminais nas próprias lojas!), e não percebemos! Hoje em dia, os chatbots, já fazem orçamentos, desenvolvem contato direto com os clientes, utilizando ferramentas de CRM e BigData, chegando ao ponto de substituir vendedores e representantes de vendas. Segundo recente pesquisa, o crescimento previsto para esse mercado gira em torno de 24% anuais até 2025, com mercado que pode chegar ao valor de Us$ 1,23 bilhão. Taí, um “negocinho” que vale a pena ficar de olho!
– Lives: Nas redes sociais é crescente o número das Lives (transmissões ao vivo), feitas pelos usuários como forma de estender o relacionamento e a interatividade para com os seus seguidores. Desde o ano passado, tenho feito algumas lives em minhas redes sociais com meus alunos para tirar dúvidas, aprofundar determinados conteúdos, e sim, brincar com eles um pouco para “quebrar o gelo”, com resultados muito interessantes. Algumas empresas já utilizam desse expediente para até mesmo trocar canais tradicionais de comunicação e de vendas, com resultados igualmente interessantes.
– A Realidade do Big Data: Sim, vou falar de CRM e Big Data de novo. Porém, caros leitores, é um caminho sem volta. Um pouco antes, comentamos sobre a proliferação dos ChatBots. Tal ferramenta só é possível através das informações armazenadas com a utilização de estratégias de CRM e Big Data. O Petróleo do Século XXI é a correta utilização das informações de maneira a maximizar ações de Marketing. Todas as vezes que você receber uma oferta automática, quase que personalizada, independentemente do canal que as receber, lembre-se: algum profissional de CRM ou Big Data provavelmente fez uma análise de seu segmento ou subsegmento.
– Aumento Exponencial da Pesquisa por Voz: Essa é para os meus queridos que trabalham e amam Marketing Digital (Ah… é zueira quando falo que digital é modinha, ok? J). Com o desenvolvimento das ferramentas e assistentes virtuais de nossos smartphones, o número de pesquisas por voz na internet, cresce exponencialmente. Aqui vale um cuidado e um aviso para meus queridos de SEO. A estrutura da busca por voz é diferente, e isso exigirá uma atualização das estratégias!
– Não Haverá Distinção entre Loja Física e Online: Migrando para o universo físico, ou seja, o mundo “não virtual”, um movimento está se tornando cada vez mais comum no varejo. Seguindo estratégias OmniChannel, varejistas estão unificando suas operações online e física,
inclusive com a criação de ambientes específicos para experiências online em suas lojas físicas. Duas varejistas de moda já seguem essa tendência em São Paulo: Riachuelo e Amaro.
– PDV com Maior Espaço de Experimentação: Em nossas aulas de Varejo e Merchandising, exploramos a importância do estímulo aos sentidos para a maximização da experiência e também das receitas nos Pontos de Vendas. Tal informação é confirmada por uma pesquisa realizada pelo instituto Euromonitor que diz que 47% dos consumidores conectados, ainda vão aos PDVs para experimentar os produtos que pesquisam. Recentemente estive na Europa e pude presenciar essa tendência, onde lojas de departamentos tradicionais como a “El Corte Ingles”, direciona cada vez mais espaço de suas lojas para que os clientes experimentem os produtos, sem que ninguém os aborde para “forçar” uma compra/venda.
– Exigência de Maior Capacidade dos Profissionais: Num mundo cada vez mais complexo, com realidades e tendências, digamos, cada vez mais complicadas, o mercado exige cada vez mais um alto nível de capacitação. Multidisciplinaridade é a palavra chave para os profissionais nos próximos anos. Logo, é imprescindível que nossas antenas fiquem ligadas, e que aumentemos cada vez mais nossa vocação (Profissionais de Marketing sempre devem pensar assim), de nos reinventarmos.
Desejo a todos um 2019 EXTRAORDINÁRIO!
Até a próxima Folks!