O Mundo Digital Não Existe!

Mundo Digital

Há alguns dias, em um debate de marketing, meu colega argumentou “mas no Mundo Digital é considerado…” e eu fiquei pensando, o mundo digital existe? Até que ponto podemos considerar se ele existe ou não?

Fiquei matutando sobre esta frase nos últimos dias, e na minha visão, de Millennial que sou, considero que Não, o mundo digital não existe, e vou tentar nesta matéria ampliar o debate em torno deste tema.

O mundo digital é na verdade, um grande canal de comunicação, uma fonte de informações e comunicações sem limite, sem começo e nem fim.

Vejamos a definição básica que encontramos quando pergunto na Internet o que é Internet?

“rede de computadores dispersos por todo o planeta que trocam dados e mensagens utilizando um protocolo comum, unindo usuários particulares, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos militares, bibliotecas e empresas de toda envergadura.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Internet )

Ou seja, o tão chamado Mundo Digital vive ou existe dentro de uma rede de informações que envolvem diversas entidades e pessoas, que utilizam esta ferramenta para trocar divulgar, informações e mensagens com outras pessoas.

Vamos aprofundar os questionamentos com a pergunta: O que é Mundo?

“Mundo é tudo aquilo que constitui a realidade.” (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mundo_(filosofia) )

Hoje a tecnologia digital interligada mundialmente através de uma rede de computadores é uma realidade, se é real é mundo. Mas não devemos ser simplistas, não devemos acreditar em algo somente por ele existir. Ainda tenho minha visão de que o que as pessoas consideram “Mundo Digital” não existe.

Pois o digital é real, mas o que vivemos nele pode ser trazido para a realidade? Podemos ter experiências reais através do “Mundo Digital? SIM! Temos por exemplo os games com realidade virtual, e os novos aplicativos onde enxergamos o mundo digital através de uma realidade aumentada via celular. Sim, temos experiências reais com o mundo digital, mas a realidade vivida nele só existe se existir a Tecnologia? Não. Hoje temos por exemplo, imagens holográficas que são transmitidas em show, onde o público enxerga as imagens digitais mesmo sem estar conectado a um mundo digital, ou seja, é possível vivenciar experiências digitais sem estar conectado no mundo digital.

Porém o mundo digital nunca vai existir em um lugar sem energia elétrica, ou melhor, as pessoas sem energia elétrica nunca poderão vivenciar uma experiência no mundo digital, porque? Ora, porque o mundo digital NÃO É REAL! A realidade como conhecemos é palpável, sentida e absorvida pelo corpo humano, no mundo digital você nunca vai sentir o gosto do mar em sua boca e o sal entrando em sua pele, você pode até vivenciar a experiência de nadar em alto mar com um aplicativo ou jogo de realidade virtual, mas nunca vai sentir NA PELE as sensações que um banho de mar pode nos trazer.

O que realmente existe é “uma grande plataforma de comunicação digital, que conhecemos como Internet, onde podemos ter um perfil pessoal, uma empresa e até dinheiro, mas o abraço de quem você ama nunca estará lá.

Sim, o mundo digital não existe, o que existe é um universo de possibilidades digitais que podem ser criadas na vasta plataforma digital que existe no mundo, você pode ter uma outra vida no mundo digital, mas ela nunca será transportada para sua realidade fora da plataforma digital chamada internet.

Vou continuar minha busca por esta resposta que ainda necessita uma melhor compreensão de minha parte, será que minha vida de Millennial não me deixa acreditar em algo que não posso tocar, sentir ou saborear? Até que ponto devemos viver uma realidade a partir de algo que só vivenciamos de forma digital?

Sim, o Mundo Digital Não Existe!

Se você não concorda, me prove o contrário, coloque argumentos e textos nos comentários que provem sua teoria. E se você estiver em São Paulo, Brasil, venha me visitar que vou te provar com sensações e sentimentos que sua vida só existe fora desta plataforma digital mundial chamada internet.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.