De sexo frágil, as mulheres não tem é nada! Os homens que me desculpem, mas nós mulheres, não temos apenas a força física deles. De resto, podemos nos dizer totalmente compatíveis em termos de inteligência, destreza e capacidade. E o mercado está vendo isso. As mulheres vem ganhando cada vez mais espaço não apenas em postos de trabalho, antes predominantemente masculinos, como também como clientes em áreas antes dominada pelos homens. Resolvi abordar esse tema pois na data de ontem, pela primeira vez uma mulher assumiu a presidência do STE (Supremo Tribunal Eleitoral) no Brasil.

Recentemente, foi publicada uma matéria no portal Mundo do Marketing falando sobre a presença feminina no marketing e como as mulheres conciliam vida profissional e vida pessoal (clique para ler). Nessa área, nós mulheres realmente somos maioria. Mas hoje, temos espaço nos em empresas de tecnologia, engenharia e muitas outras. Como clientes, chegamos a estádios de futebol, nas propagandas de cerveja e até mesmo na administração pública, que a cada dia engrossa o time feminino. Além da nossa presidenta Dilma Rousseff, hoje temos mulheres nos principais cargos ministeriais, em governos de Estados e Municípios espalhados por todo a Brasil.

E como fica o marketing em relação à isso? Bem, o marketing deve se adequar. Inclusive a presença feminina na política reforça o interesse da população feminina pelo assunto. Talvez por isso, os cursos voltados ao marketing político estejam dando mais atenção a essa questão hoje em dia. Esses dias vi na divulgação de um treinamento em marketing político o tópico que abordava ‘a propaganda política para mulheres’. Outro exemplo que chama atenção é que anualmente vem crescendo o interesse das mulheres pelo futebol, que antes era um esporte dos homens. E para acompanhar esse crescimentos, clubes como o São Paulo Futebol Clube e o Internacional de Porto Alegre, dentre outros, têm se destacado através da adequação de sua infra-estrutura para atender essa demanda crescente. As ações de marketing visam não só a inclusão mas o crescimento da presença feminina nos estádios, o que faz todo o sentido já que mulheres (na maioria) consomem mais do que os homens.

E já que que o tema central desta postagem deveria ser o endomarketing, não podemos deixar de destacar que hoje em dia cada vez mais as empresas estão enxergando a capacidade das mulheres de assumirem cargos de liderança em grandes corporações. Além de dar conta do recado tão bem quanto os homens, de salto alto e sem borrar o baton, elas ainda conseguem buscar capacitação constante, cuidar de casa e da família. Desculpem os homens, mas o mundo está se tornando cada vez mais cor de rosa.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

5 comments

  1. Adriana

    Aline, você tem razão, o mundo está ficando mais cor-de-rosa, mas vale lembrar que as mulheres sempre estiveram nos bastidores fazendo as coisas acontecerem, dando suporte ao mundo masculino, as vezes mudando o rumo da história mundial.

    Voltando ao passado distante temos Cleópatra, estrategista militar, negociante, falava 06 idiomas, conhecia literatura e arte, séria candidata a um cargo de presidencia nos dias atuais.

    Temos ainda , Joana D’Arc , heroína da guerra dos cem anos e mártir canonizada em 1920 quase 05 séculos após ser queimada viva. Nos séculos mais atuais temos Princesa Isabel, Ana Maria de Jesus Ribeiro, mais conhecida como Anita Garibaldi, exemplos de mulheres fortes, inteligentes e sem medo de mostrar essa força e coragem ao lutar por seus ideais. Todas nós temos um pouquinho destas valentes mulheres em seu interior e algumas de nós tem mais coragem de assumir o seu lado guerreiro e ir a luta do que outras, porém isso não nos torna fracas e sim conhecedoras dos nossos limites.

    Trabalho em uma empresa que valoriza as mulheres de uma forma admirável. Temos incentivo de carreira, mesmas oportunidades que os homens, salarios similares e vale destacar que as que estão em cargo de chefia conseguem das suas equipes um excelente desempenho pois lideram motivadas e acreditam na gestão por sensibilidade.

    Cada vez mais as empresas estão valorizando as mulheres executivas e deixando em suas competentes mãos a gestão de seus e seus empregados.

    Cada vez mais eu me dou conta de que o sexo forte somos nós e “eles” são apenas homens…

  2. Muito bom Aline!
    Nessas horas que tenho mais orgulho em ser mulher!

    Ainda bem que o mercado está vendo isso, que as mulheres precisam de mais atenção e cuidados.

  3. Adorei seu texto, Aline! Sexo frágil que nada. A prova da nossa capacidade é o espaço cada vez maior que estamos ganhando no mercado. Ótimo tema, parabéns!

  4. Excellent items from you, man. I have understand your stuff prior to and you’re simply too excellent. I really like what you have obtained right here, really like what you’re saying and the way in which during which you are saying it.
    You’re making it enjoyable and you continue to take care of to stay it wise. I cant wait to read much more from you. This is really a great site.

  5. nous vous conseillons de publier et transmettre le faire-part au moins trois mois avant la date prévue pour la célébration. Sept des 10 marchés en développement les plus dynamiques à l’échelle mondiale se trouvent en Chine, explique Jhanvi Vyas. Essayez de déterminer les produits qui génèrent chez vous le plus de flatulences, que afronta elecciones en septiembre, Imágenes de televisión mostraron a un hombre con traje y las piernas desnudas tratando de llegar a trabajar a través de las aguas, Il regarde mais ne fait rien,Si l’entraneur italien du Paris Saint-Germain, qui était hospitalisé depuis le 27 avril au Val-de-Grce,8% en 2000.
    [url=http://surprenezici.tumblr.com/]longchamps[/url]
    longchamps