O final de ano chegou! E junto com ele, vem o Natal! Este é o momento do ano que o mercado mais fatura. De acordo com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais – Fecomércio Minas, o Natal potencializa a dinâmica de vendas, e conforme apresentado em pesquisas, a análise comparativa de vendas realizadas em Novembro/2012 em relação a Outubro/2012, revelou um quadro favorável para o comércio, registrando 49% de crescimento nas vendas. Sendo assim, é fundamental que gestores e empresários se preparem com estratégias de marketing bem atraentes.
Além do preço, a decisão de compra neste Natal será baseada em pesquisas feitas pela internet. Em entrevista ao site do Estadão, o professor de marketing digital da ESPM, Alexandre Marquesi, afirma que os consumidores vão consultar as redes sociais antes de gastar neste fim de ano. E é exatamente para gerar recomendações positivas sobre seus produtos, em uma data de fortes vendas, que o varejo começa a estruturar ações voltadas para o social commerce, o comércio virtual baseado em plataformas sociais.
As ferramentas de mídias sociais são muito usadas nessa época para atrair os consumidores divulgando preços baixos. Mas afinal, qual é o melhor tipo de mídia e como executar essas ações corretamente?
Mais do que segmentar, as mídias colaborativas dão voz ao consumidor, e esse é o segredo do negócio. Basicamente existem três formas de social commerce: gerar influência para a venda de produtos, estimular a troca de experiências em relação a um determinado item e envolver os consumidores no processo de criação e desenvolvimento. Todos eles provocam a venda.
O diretor de e-commerce do Walmart, Roberto Wajnsztok de Oliveira, explicou em entrevista ao site do jornal Estadão que “diferentemente dos outros anos, em que oferecíamos o máximo de produtos, neste vamos ouvir o consumidor para ir direto ao desejo de compra. Será uma oferta mais assertiva e o primeiro Natal que poderá ser chamado de colaborativo”. Após focar o Twitter, a companhia agora trabalha com mais ênfase o Facebook e tenta consolidar seu slogan do menor preço também nas redes sociais.
Outra forma de estabelecer um relacionamento entre marcas e seus públicos, é através do E-mail Marketing. Essa estratégia pode ser utilizada também por empresas que possuem pouca verba destinada ao marketing. Essa poderosa ferramenta, quando destinada a uma boa base de contatos, devidamente qualificada, torna-se capaz de criar e manter relações de comunicação mais próximas com seus consumidores. Nesse tipo de ferramenta também é necessário criar um conteúdo relevante utilizado pelo E-mail Marketing. Esse conteúdo tem que ir além de apenas fornecer promoções e produtos aos contatos. Em qualquer segmento, o design agrega valor ao produto. Uma peça de e-mail marketing, portanto, também deve prezar por um design que chame a atenção. Inove no design da comunicação, diferencie o e-mail marketing de Natal dos outros enviados ao longo do ano. É interessante observar a disposição das informações em interação com as fotos, tornando o e-mail marketing uma peça visualmente atraente. Uma tendência é investir em design criativo ou escrita criativa, com um pouco de humor ou uma história, um link de um vídeo ou de algum outro conteúdo rico faz o e-mail marketing passar de genérico para “único” e de “brando” para “engajar”.
Ter essa consciência com certeza será um diferencial em relação à concorrência. Nem sempre o internauta é de fato um cliente, mas se a construção desse relacionamento for bem feita, isso o lembrará da sua marca, e quando chegar o momento da decisão da compra, o trabalho do email marketing será valorizado.
Essas são algumas dicas sobre as possibilidades de fazer algo diferente utilizando o Marketing Digital nessa época de final de ano. São possibilidades simples, praticamente óbvias, mas que inúmeras empresas deixam de lado.
E você, já preparou alguma ação da sua empresa para esse final de ano?
Autora: Fabíola Oliveira
Eliane Lages da Silveira
Oi Fabíola,
Parabéns pelo post! Gostei muito sobre a sugestão que você dá sobre o uso do e-mail marketing. Essa é uma ferramenta muito usada pelas empresas neste final de ano e é essencial que o design trabalhe de forma criativa para conquistar a pessoa que irá recebê-la e a empresa possa estreitar o relacionamento com seu público.
Abraços, Eliane Lages.