Muito se fala sobre o papel da “curadoria de conteúdo”, mas será que todos sabem realmente o que isso significa? Muitos me perguntam o que eu faço com esse trabalho de curadoria, e por isso resolvi escrever e tentar esclarecer alguns pontos.
Todos os dias somos bombardeados por uma grande quantidade de conteúdo, e precisamos de tempo para poder ler o que nos interessa. E o que mais nos falta hoje é tempo, não é? Tanto para identificar e pesquisar as noticias mais relevantes, quanto para ler essas noticias. Então, ter alguém que possa gerir esse fluxo tão grande de informações e compartilhar apenas o que for relevante é interessante tanto para sua marca/produto quanto para o seu público.
“Nós não temos uma escassez de informações, temos uma escassez de atenção.” (Seth Godin)
Curadoria de conteúdo é um trabalho individual que alguém assume para pesquisar, reunir, agrupar, analisar e compartilhar as informações mais relevantes sobre determinado assunto. Um exemplo bem básico: você tem uma hotelaria de cavalos, então, poderá agrupar informações e artigos a respeito de cavalos, raças, eventos, dicas, cursos, etc. Já pensou como isso pode aumentar a visibilidade da sua marca? Sim, pois você passará a ser o canal que filtra informações e distribui apenas o que for relevante para determinado público, e assim, aqueles que estão interessados e envolvidos no mesmo nicho de negócio poderão encontrar uma referência no seu conteúdo. E mais, você estará agregando conhecimento, valor e autoridade à sua marca.
Um curador de conteúdo analisa continuamente todos os tópicos que se possam imaginar referente a determinado assunto. Pense comigo: nem tudo é relevante para todo mundo! Entretanto, as pessoas estão buscando cada vez mais informações na web, mas sem ter muito tempo para isso. Então, agregar em um canal de mídia online um conteúdo específico e de forma continuada é o que atrairá os leitores, que podem se tornar possíveis clientes e parceiros. Assim você estará se conectando de forma mais humana, criando um possível diálogo com base em geração de conteúdo de valor e não só em promoção da marca e publicidade.
A atenção online tornou-se escassa! Ter alguém que gerencie a análise e distribuição de um mix de conteúdo relevante, de forma organizada e contínua, levará você a conseguir atingir seu público, e passará a criar autoridade e engajamento, aumentando o contato com formadores de opinião, influenciadores. Visibilidade e credibilidade são as palavras-chaves!
Você tem mais alguma dica ou ideia sobre curadoria de conteúdo? Compartilhe conosco!
Imagem do post: Fotolia
Fernando
Antes demais nada,parabéns pelo artigo,Débora.
Fiz alguns artigos sobre o tema curadoria que gostaria de compartilhar, entre eles este: http://www.educacaolivre.org.br/wordpress/como-funciona-curadoria-de-conteudos-educacionais-line/