O pensamento sobre a Sustentabilidade

Essas últimas semanas discutimos um assunto em sala de aula que achei muito importante e por isso, decidi compartilhar aqui com vocês. O assunto foi a sustentabilidade e como podemos aplica-la no nosso dia a dia e no dia a dia das empresas.

“Podemos dizer “na prática”, que esse conceito de sustentabilidade representa promover a exploração de áreas ou o uso de recursos planetários (naturais ou não) de forma a prejudicar o menos possível o equilíbrio entre o meio ambiente e as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para existir.”

http://www.atitudessustentaveis.com.br/sustentabilidade/sustentabilidade/

Ações simples podem contribuir muito com a manutenção dos aspectos econômicos, sociais e culturais que temos hoje, para as gerações futuras.

Para as empresas, o desenvolvimento de produtos considerando todo o seu ciclo de vida, desde a criação até seu descarte é um exemplo de ação que podem contribuir com a manutenção dos aspectos para os filhos de nossos filhos. Ou a criação de produtos que priorizem a economia de energia ou o uso de energia limpa, também pode ser uma opção. Já pensou no marketing sustentável?

Para as pessoas, a separação do lixo orgânico do lixo reciclável já faz muita diferença, facilitando o ciclo de reaproveitamento dos produtos. A compra de produtos considerados “verdes” também contribuem para a sustentabilidade, pois incentivam a indústria a produzir mais produtos e, com isso, diminuir o valor final destes produtos, que ainda são mais caros.

Escovar dentes com a torneira fechada, ou revezar o uso do carro com seu vizinho também são exemplos de ação.

Você já pensou na contribuição que pode fazer para manter a sustentabilidade do planeta? Você pode desenvolver ações no nível social, econômico ou cultural, ou desenvolver propostas que consideram todos os fatores.

Pense em como sua empresa pode contribuir com isso e discuta o assunto com seus colegas de trabalho. Para quem já desenvolve, compartilhe conosco as experiências.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Sem dúvida, JULIANA, o maior desafio da Sustentabilidade está no lado das Empresas/Negócios.
    Mesmo que cada Cidadão, um-a-um, empenhe-se em contribuir, quando o fator $$$ entra no lado das Empresas, qq iniciativa pode ir por água (poluída) abaixo.

    A solução para as Empresas é justamente a busca do tal “Triple Bottom Line”, a última linha, o resultado, que deve contemplar não apenas os resultados Financeiros, mas Sociais e Ambientais: os 3 Ps (em inglês): Profit (lucro), People (pessoas) & Planet (planeta).
    Apenas quando, de fato, ter preocupação ambiental trouxer VANTAGEM competitiva para as Empresas, elas vão abraçar a causa com real vontade. Do contrário, não vai passar de boa vontade. No primeiro trimestre de maus resultados no primeiro “P” (lucro), eles abandonam o bom-mocismo fácil.

    A grande oportunidade está justamente nas PME, muitas vezes familiares, onde os CEO’s duram décadas, ai conseguem até usar a abordagem sustentável como diferenciação frente às grandes corporações.

    Muito por se fazer, sem dúvida. Excelente desafio!
    Abraços. :)

  2. Ótimo ponto Juliana!

    Eu dou aula de redação para jovens carentes que se preparam para a prova do ENEM e na última aula, perguntei quais os 5 assuntos estão mais em discussão, e a Sustentabilidade foi o que escolhemos para a aula daquele dia.
    Uma das questões exploradas foi o que é uma atitude sustentável? Será que precisamos de muito para ser sustentável?
    E chegamos a várias conclusões. que atitudes simples podem ajudar e muito, além da reciclagem de latinhas e garrafas pets, por exemplo, ainda tem questões como separar o lixo orgânico do reciclável… Enfim, isso é só um exemplo.

    Já na universidade, esses dias tivemos uma discussão também sobre o video: Story of Stuff
    Quais anseios que o profissional de marketing enfrenta com a sustentabilidade, uma vez que visamos o consumo?
    Achei empresas de bioarquitetura e têxtil que fazem trabalhos bem legais.

    São coisas que precisamos pensar e levar a diante, seja pessoal ou profissionalmente falando.

    Abraços.