O Plano de Marketing é o suprassumo da simplicidade

Plano de Marketing

O Plano de Marketing é a elaboração de um documento que descreve as estratégias e ações necessárias para atingir um ou mais objetivos de Marketing, adaptável às mudanças, levantando as necessidades, apresentando soluções e identificando tendências de mercado.

Um bom Plano de Marketing começa com o objetivo, ou seja, começa com o resultado final. Ele se liga aos benefícios que vão incrementar o resultado final, e também com aqueles que vão contribuir para ele: o público-alvo.

Não existe uma regra específica para a elaboração de um Plano de Marketing, existem apenas alguns padrões e roteiros a serem seguidos, que podem sofrer variações de acordo com cada profissional que o elabora. O segredo do Plano de Marketing está na simplicidade e deve ser objetivo. Muitos profissionais acabam confundindo com o plano de negócios, o que poderá dificultar na interpretação pelo cliente.

Para quem trabalha com PME’s, o Plano de Marketing deve ser ainda mais sucinto e prático. Talvez a empresa esteja recebendo pela primeira vez um plano desse tipo, não tendo ainda certo grau de maturidade para absorver as estratégias e ações ali apresentadas, com o intuito de colocá-las em prática.

O Plano de Marketing ampliado pode conter; documentos de apoio, resultados de pesquisa, métodos de monitoramento, dentre outros detalhes. Entretanto, isso pode ser mais um luxo do que realmente uma necessidade. O excesso de detalhes pode fazer com que a empresa se perca no objetivo proposto pelo plano.

Independentemente, do Plano de Marketing ser curto ou amplo, ele deve ser realizado no mínimo, anualmente. Mas é sempre bom lembrar, seu objetivo deve ser mantido, não jogue tudo para o alto caso os resultados não comecem a aparecer logo de inicio, seja resiliente e acredite em seu trabalho.

A flexibilidade não pode ter muito espaço dentro de um bom Plano de Marketing, afinal, ele foi elaborado para ser seguido. Mudanças podem e devem acontecer, mas pense nisso antes mesmo de redigir o seu plano.

O objetivo principal é gerar resultados e lucro para a empresa, então se comprometa com o plano, posicione a empresa no mercado de atuação, seja criativo, tenha embasamento e argumentos, explique o que o seu Plano de Marketing quer dizer, qual a sua mensagem.

Não pense você – proprietário de micro empresa – que um Plano de Marketing é dispensável. Um bom plano faz-se necessário e crucial para qualquer empresa que busque posicionamento e diferenciação no mercado, mas não jogue horas de trabalho, investimento e fosfato fora.

Acreditar nos resultados, na praticidade e simplicidade é a chave do sucesso.

Vamos planejar?

Grande Abraço.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.