O poder das blogueiras e sua relação com o marketing

Entre os dias 4 e 7 de outubro aconteceu a 19ª edição do Minas Trend Preview, um dos eventos de moda e negócios referência no país. O evento, que é realizado pelo sistema Fiemg e parceiros, trouxe tendências para o outono inverno de 2018. Mas você me pergunta: por quê um artigo de moda em um projeto de marketing? Porque moda e marketing são parceiras de longa data e estão cada vez mais íntimas na vida das pessoas.

Um grande exemplo foram os desfiles que tive a oportunidade de assistir na quarta feira, dia 6. O primeiro desfile, que aconteceu às 11 horas, reservou, além da primeira fila exclusiva para convidados vips e referenciais do mundo fashion, uma segunda fila, também exclusiva, para as blogueiras. Seguidas por milhares de mulheres por este Brasil afora e até no exterior, várias delas se fizeram presentes e registraram tudo com seus smartphones para posteriormente irem até uma sala reservada, somente para elas, e compartilhar o que acabaram de ver.

Entre os mimos para elas, um pote de doce de leite e um mini espaço garantido para seus melhores cliques e vídeos. Além da sala onde compartilharam as tendências e suas selfies, um workshop exclusivo de outras marcas. Tudo para gerar mídia, que nem sempre é espontânea, mas que provoca conhecimento de marca.

O último desfile aconteceu às 17 horas e com um leve atraso, gerou um fila de gente descolada e ávida por ver a estreia da marca no evento. Um som intermitente, presença da miss Brasil 2016 abrindo o desfile, modelos para lá e para cá, dez minutos de passarela. Isso mesmo! 10 minutos de passarela e o que mais se viu foi gente com o celular na mão tirando fotos, fazendo vídeos, compartilhando em suas redes sociais e gerando mídia para a marca.

O poder das blogueiras e dos influencers media tem sido cada vez maior neste mercado e os que sabem disso, acabam na mira dos departamentos de marketing das indústrias. Ações como divulgação de produtos por merchandising e sorteios são as ações mais comuns e que geram valor para a marca. Se este tipo de ação pode ser mensurada? Sim, pela quantidade de curtidas das fotos ou pelo número de seguidores que o influencer ganhou desde a divulgação daquela foto.

Bem, é isso. Grande abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.