O poder do Brand Sense – Marketing Sensorial

Brand Sense

Encontramos nos nossos 5 sentidos  um poder sensorial incrível. Tato, olfato, audição, visão e paladar, são capazes de transformar uma marca ou produto em uma experiência multissensorial.

A criação de uma marca sensorial é um processo bem complexo. O planejamento terá que ser bem estruturado para que a marca não perca sua essência e identidade. O segredo é a criação do branding sensorial, posicionando a marca na cabeça dos consumidores através dos sentidos.

– Desconstrução da marca:

O auge da maturidade, que uma marca/produto pode atingir através do branding sensorial é desconstruir sua marca. Para o sucesso da desconstrução, uma empresa precisa entender no íntimo do que ela é verdadeiramente feita.

A Coca-Cola revela uma fantástica desconstrução de marca através das suas garrafas de vidro. Seu visual, formato e textura, são reconhecíveis há quase um século. Mesmo quebrando uma garrafa de vidro, seus cacos são capazes de serem reconhecidos como a unidade de um todo.

Alcançar um estímulo da marca é um dos aspectos mais difíceis de estabelecer um relacionamento sensorial. Não é intuitivo, e leva bastante tempo para formá-lo. Estímulos de marcas criam lealdade e relacionamento duradouro.

Algumas grandes marcas chegam a desenvolver e patentear aromas e sons. Pesquisas mostram que jovens são capazes de reconhecer um jeans Abercrombie & Fitch não pela modelagem, mas pelo cheiro. Aquele barulho crocante dos cereais Kelloggs foi desenvolvido durante anos em laboratório de som. Incrível, não?

Esse é o poder do Marketing Sensorial. As pontes de contato acionam o sistema nervoso e criam referências no subconsciente dos consumidores, resultando em uma experiência de brand sense.

A propaganda, publicidade e merchandising, focam praticamente na visão e audição, perdendo uma oportunidade fabulosa com a não exploração dos demais sentidos. O olfato e o paladar, por exemplo, estão interconectados, são reconhecidos como “os sentidos químicos”, visto que ambos conseguem testar o ambiente. Olha que oportunidade de brand sense!

Testes mostram uma melhoria de até 40% em nosso humor quando somos expostos a uma fragrância agradável. Sabe aquela loja que sempre quando você entra, vem à mente uma lembrança?  Pois bem, você pode está sendo influenciado por uma brand sense criada ainda no útero de sua querida mãe. Há estabelecimentos de bebês que utilizam aromas e canções para te fisgar antes mesmo de você vir ao mundo.

Isso é muito sério, mas é verdade! Sofremos influências externas a todo o momento. E tem mais, quanto mais novo, mais aguçado são os nossos sentidos e consequentemente maior poder de influência sofremos.

O ser humano é influenciado na maior parte do tempo pelo inconsciente, nada mais oportuno que ativar os sentidos e explorar o brand sense de sua marca. Aliás, os 5 sentidos são fundamentais em qualquer forma de comunicação e experiência de vida.

Você já percebeu o quanto é influenciado? Aguardo seu comentário.

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

2 comments

  1. Pingback: 15 motivos para você se tornar um guerrilheiro de sucesso. | Chess Consultoria & Marketing Integrado

  2. Neuza

    Isso é incrível amo ler, sobre os sentidos e como estão envolvidos diretamente na questão sensorial e de como somos influenciados.