Estratégia de comunicação é toda e qualquer informação de sua empresa, você ou seus serviços que é veiculada na sociedade. Ou seja, se você divulga qualquer informação em qualquer mídia ela deve fazer parte de uma estratégia.

Quando se fala em Estratégia de Comunicação as pessoas e empresas focam muito num “Planejamento Estratégico de Comunicação” que muitas vezes não corresponde ao que a empresa desenvolve dentro do seu próprio planejamento estratégico.

Diversas vezes “Estratégia de Comunicação” é confundida com Planejamento Estratégico Empresarial, diversas matérias sobre o tema focam na estruturação de um planejamento estratégico específico para a comunicação empresarial, ISSO É UM ERRO!

O planejamento estratégico da empresa deve ser realizado de maneira independente, e através dele é desenvolvida a estratégia de comunicação.

Não adianta você montar um planejamento estratégico com FOCO na comunicação, o conceito é justamento o inverso, o FOCO é o planejamento estratégico e o desenvolvimento da comunicação deve ser realizado em cima dos objetivos do planejamento estratégico empresarial.

Estratégia de Comunicação NÃO É Planejamento Estratégico!

Na montagem do planejamento estratégico empresarial um dos focos é avaliar a Estratégia de Comunicação que será utilizada para divulgar sua empresa, você ou serviços na sociedade. Neste vídeo apresento qual é a estrutura do planejamento estratégico do novo marketing.

Obviamente quando se fala em “Estratégia” é impossível não falar de métricas, elas devem ser utilizadas para direcionar o trabalho realizado, os objetivos idealizados e as metas que devem ser alcançadas em cada cenário planejado. Métricas e Cenários? Exatamente!

Para continuar é necessário você entender as diversas métricas e quais as formas que podem ser utilizadas, veja no vídeo abaixo:

E a construção dos cenários estratégicos é vital para definição do planejamento estratégico de comunicação.

Agora que já foi definido o “Planejamento Estratégico Empresarial” com suas “Métricas” e “Cenários Futuros” vamos partir para estruturação da Estratégia de Comunicação.

Após definir no planejamento estratégico empresarial o perfil do seu público e os canais de comunicação que eles estão, cabe a você avaliar toda e qualquer comunicação que é divulgada por sua empresa, funcionários, mercado e concorrentes que vai sua marca ou seu nome.

O correto é as empresas criarem um mecanismo de pesquisa sobre sua marca nas redes sociais, internet e até mesmo dentro da empresa, já que hoje em dia todos tem um celular na mão.

A estratégia de comunicação deve:

1º Ser direcionada pelo Planejamento Estratégico Empresarial

2º Conter Métricas e Metas

3º Analisada conforme os Canais de divulgação de forma separada

4º Analisada pelo Contexto da mensagem no canal

5º Analisada conforme a Imagem divulgada em cada canal

6º Analisada conforme os Textos em cada canal

7º Analisada conforme o Conjunto das informações na mensagem

8º Analisada conforme a Compreensão que ela exerce em cada canal

9º Analisada periodicamente conforme os Cenários e Objetivos

Para poder aplicar de maneira correta estas análises é necessário:

– Pesquisas de Mercado

– Pesquisa com Clientes

– Pesquisas Internas

Em geral as principais pesquisas nesta situação são pesquisas que utilizam conceitos de Neuro Marketing e ou Pesquisas Qualitativas em Grupo.

Sem realizar pesquisas a única informação que você terá é a resposta prática dos clientes e resultados obtidos em cada fase da Estratégia de Comunicação.

Fase? Isso mesmo, a estratégia de comunicação deve ser realizada em fases que vão corresponder em geral aos níveis do funil de vendas definidos no planejamento estratégico. Nesse ponto entra o Marketing de Conteúdo que definirá cada mensagem de comunicação para construir a necessidade do produto ou serviço na cabeça do consumidor.

Estratégia de comunicação é um tema amplo pois envolve desde as informações de marketing e publicidade até as informações e comunicações realizadas pelo departamento de recursos humanos da empresa, independente de você divulgar ao seu cliente ou funcionários, lembre-se todos fazem parte da SOCIEDADE!

Estratégia de Comunicação é ter um planejamento de TODA a comunicação da Empresa, Você ou seus Serviços que é divulgada na SOCIEDADE.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.