O que é ruptura no PDV e quais mensagens ela envia para você?

Olá! Tudo bem? A palavra ruptura faz parte do vocabulário diário de profissionais de trade marketing, consultores de varejo e clientes varejistas, assim como de alguns shoppers e consumidores, que ao procurar determinado produto, não o encontram na prateleira de um estabelecimento comercial.

O conceito simples de ruptura é: rompimento, corte, quebra. No varejo, significa que um produto está em indisponível na prateleira, estoque ou em falta na indústria, ocasionando perdas, lucros ou prejuízos para o varejo e falta de consumo para o shopper e/ou consumidor.

Uma gôndola com ruptura envia diversas mensagens para seus públicos:

a. Para o shopper: o produto (conhecido ou não) está com um bom preço, já que parte da gôndola está desarrumada;

b. Para o gerente do supermercado: será que o promotor foi embora sem arrumar e precificar as prateleiras?

c. Para o supervisor de merchandising: hoje não é dia de rota do promotor e como o produto está em campanha no encarte do supermercado, vou falar com o gerente sobre a importância de uma gôndola arrumada para as vendas da loja.

d. Para o vendedor da rede: uau! Hora de programar o novo pedido de sell in, já que o sell out está bombando (depois que solicitou o relatório de vendas, é claro).

Dessas 2 imagens, podemos aprender algumas lições de trade marketing:

1. Produto que sai do estoque não volta para o estoque;

2. Uma gôndola de supermercado possui em média, 1m de comprimento, dado importante para o planejamento e execução do planograma da categoria, com número de frentes e afins;

3. Planeje o planograma de execução com base no mix de produtos. Evite paredões do mesmo produto;

4. Um ponto natural pode ou não ser negociado, sendo gerenciado pelo profissional de trade;

5. Todas as gôndolas precisam estar precificadas e ornamentadas com material POP, caso o supermercado autorize a instalação;

6. Uma régua de comunicação e precificadora deve ter 30 cm, sendo 3 por gôndola (visual merchandising), sendo de papel e acabamento que impeça a deterioração rápida;

7. Se o produto estiver em promoção, no encarte da loja, TV, rádio ou mídia social, explore a comunicação na gôndola.

8. Se sua empresa não possuir apps de controle de PDV, faça anotações em um caderno ou no telefone.

Vender mais e com qualidade. Seja você a diferença no seu time! Um abraço!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.