startup

Sua definição, como se constitui e o perfil dos membros são fatores que incidem na tomada de decisão em fazer ou não parte de uma startup. As startups no Brasil, impulsionam grandes negócios e redirecionam profissionais de vários setores.

Quando procuramos na internet uma definição sobre startup, encontramos no Google aproximadamente 37.300.000 resultados, que mostram definições que podem ser “ao pé da letra” ou até mais elaboradas. Dentre todas as possibilidades, destaco quatro sites.

No primeiro site, Exame.com, apresenta que startup significa “um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia diferente que, aparentemente, poderia fazer dinheiro”.

A Wikipédia, denota como sendo “um histórico operacional limitada. Empresas recém-criadas e que estão em fase de desenvolvimento e pesquisa de mercados. O termo se tornou mais popular internacionalmente durante a bolha da internet, quando um grande número de empresas ponto com foram fundadas”.

Para a AbStartups, conhecida como Associação Brasileira de Startups, o conceito de startup é: “Uma empresa de base tecnológica, com um modelo de negócios repetível e escalável, que possui elementos de inovação e trabalha em condições de extrema incerteza”. Segundo a AbStartup, é um mercado que movimentou cerca de US$1,7 bilhão em 2012, contando no país com mais de 10 mil empresas de inovação tecnológica.

O SEBRAE MG, disponibiliza aos interessados, um material produzido no ano de 2011 que pode ser feito download, através de um cadastro rápido feito no site da instituição, na sua biblioteca virtual.

Com as definições que citadas acima, considero que startup é o ato de começar algo novo. Empresas jovens e extremamente inovadoras, que procuram desenvolver um modelo de negócio repetível e escalável. Ou seja, um modelo que cresce rápido e gera lucros em pouco tempo, sem aumentar os custos.

Os principais aprendizados de uma startup são:

• Validar a ideia e verificar se ela dará certo ou não;
• Entender se o negócio resolve um problema relevante e se muitas pessoas estariam dispostas a pagar pelo serviço;
• Validar a proposta junto a clientes reais.

Definido o que é uma startup, o passo seguinte é saber como pode ser feita a sua constituição jurídica. Tema que irei abordar no próximo post. Até breve!

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. WELLINGTON!

    Estréia com pé direito, hein!

    Fala-se tanto em startups mas deve ter muitas pessoas por ai que precisam entender o que é isso.

    Gostei do artigo, bem direto e objetivo!

    Abraços,

    Priscila