O ano de 2016 está quase acabando, mas ficará marcado não apenas pelas suas tragédias, separações, eventos políticos e climáticos. Tivemos ainda muitos desafios e novidades no âmbito do Marketing, especialmente, no segmento Digital. Empresas e marcas foram extremamente impactadas no que diz respeito à forma de se comunica e relacionar com o público.
A seguir, confira alguns fatos observados neste ano e que devem continuar como tendência para o Marketing Digital em 2017.
Digital Influencers
Podemos dizer que foi o ano dos chamados digital influencers? Sim ou com certeza? Nunca antes nesta indústria vital da Internet, as empresas fizeram tanto a divulgação de produtos e serviços com publiposts feitos pelas webcelebridades. Pessoas que, com uma ideia e uma câmera (ou smartphone) na mão, conseguem milhares de fãs e seguidores, ditam tendências e influenciam as nossas compras. Um tipo de mídia que deu certo e parece que veio para ficar.
Instagram x Snapchat
Talvez o maior plágio, ou kibada como alguns preferem, foi o lançamento do recurso Stories no Instagram feito pelo Facebook. Um verdadeiro “copiar e colar” do Snapchat, para bater de frente com o app do fantasminha que virou sucesso entre o público teen.
Quem irá vencer essa batalha? Difícil de saber agora, prefiro deixar a resposta para 2017. Contudo, as duas redes sociais tiveram um crescimento espontâneo no número de usuário neste ano. De acordo com a Kantar TNS, 75% dos internautas brasileiros estão no Instagram e 57% no Snapchat. Sem dúvida, são as redes sociais favoritas no momento.
Inbound Marketing
Junte o Marketing de Conteúdo com o Branded Content, o SEO e as mídias sociais, e você terá uma boa estratégia de Inbound Marketing. As empresas começaram a perceber que usar o “Quer pagar quanto” das Casas Bahia não funciona muito, ainda mais na Internet.
A geração de conteúdo relacionado com a marca, visando a informação e a educação do público, tem sido uma forma assertiva e que traz mais resultados para as empresas. O pontapé inicial para se relacionar melhor e fidelizar o consumidor.
Ainda duvida disso? Basta ver a quantidade de e-mails com chamadas para download de e-books, visualização de vídeos e inscrição em webinar que você recebeu em 2016.
Politicamente correto
Há uma tendência atual de que o politicamente correto deve dominar as discussões e publicações na web, tanto no Brasil quanto nos outros países. E as marcas devem evitar ou aderir a esse discurso? Não o praticar sem que isso faça parte da essência da marca já é um bom começo, pois pode ser facilmente identificado pelas pessoas como algo “fake”.
O que as marcas precisam é serem menos comerciais e mais verdadeiras e humanas. As pessoas querem se sentir representadas no discurso e na comunicação da empresa. O mundo da moda, por exemplo, não é mais um lugar povoado só pelas Angels da Victoria’s Secret. Hoje dividem as passarelas e capas de revistas com as modelos plus size.
Gostou do texto? Deixe o seu comentário sobre as tendências para o Marketing Digital em 2017. E até o próximo post!
Paulo Fernando Costa
Olá Valena!
Gostei das previsões para 2017 e acredito que foram bastante precisas com relação à necessidade das marcas serem mais humanas em sua comunicação, porque é isso que faz o relacionamento se estabelecer com o público.
Vi que você trabalha com web analytics e produção de conteúdo.
Gostaria de saber um pouco mais sobre tua profissão, como você se preparou e como é teu dia a dia nesta área.
Um forte abraço e sucesso!
Paulo Fernando Costa