O que o Branding pode fazer pela Holding?

Até hoje, falamos apenas sobre o posicionamento de uma marca isoladamente, e sobre a construção da imagem de marca quando compreende apenas uma empresa. Mas, você já pensou em como deve ser a gestão de marca de uma holding?

Primeiro, vamos lembrar do que se trata uma holding: a holding administra e detém a maioria das ações ou cotas das empresas componentes de um determinado grupo. Essa forma de sociedade é muito utilizada por médias e grandes empresas e, normalmente, visa melhorar a estrutura de capital ou é usada como parte de uma parceria com outras empresas ou mercado de trabalho.

O primeiro passo para desenvolver a gestão de marca das empresas envolvidas em uma holding é a definição dos valores que esse conglomerado de empresas deverá seguir. A definição dos valores da holding deve ser realizada em conjunto. O principal é que todos devem estar de acordo com os valores que deverão ser seguidos pelas empresas daquele grupo a partir daquele momento.

Após a definição dos valores inicia-se o processo de disseminação para os colaboradores das empresas. As pessoas que fazem parte daquele grupo devem estar alinhadas à essência desse grupo e as que forem escolhidas para se tornar colaboradores de qualquer uma das empresas do grupo devem se encaixar no que ficou definido como valores.

A implantação dos valores em uma empresa é algo delicado e que exige trabalho intensivo. Afinal, de nada adianta definir os valores de uma empresa quando estes não são seguidos ou praticados conforme o que ficou definido, contrariando assim a cultura daquela empresa.

Após a implantação dos valores, a gestão de marca da holding começa agora a ser traçada. Todas as empresas devem seguir os mesmos princípios e estar sempre em busca de um mesmo ideal. O alinhamento das empresas, envolvendo a disseminação e a implantação dos valores, deve ser realizado frequentemente, a partir de ações que envolvam a cobrança sobre a prática desses valores e a lembrança de como essas empresas devem se posicionar a partir da formação da holding.

A gestão dessas marcas agora não está ligada apenas a uma empresa e sim, a um conglomerado que envolve muito mais do que a própria marca.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.