O que o Mago do Marketing Seth Godin nos ensina em seu livro Purple Cow?

Essa semana terminei de ler o livro Purple Cow do autor e “Mago” do Marketing, Seth Godin. Já conhecia artigos e demais estudos sobre as técnicas do autor, mas resolvi compartilhar aqui algo que parece óbvio, mas vejo muitos profissionais ainda confundindo no dia a dia com estratégias de Marketing Digital.

Diante de tanta informação para nós seres humanos e profissionais é de se entender um pouco tais confusões e equívocos na prática. Vejamos, então, o que o nosso “mago” conta em seus ensinamentos no livro “Vaca Roxa”, ou em seu título original Purple Cow.

O autor Seth nos fala ou deixa no ar a intenção que, ou você é notável ou invisível. Faça a sua escolha! O que marcas como Starbucks, Apple, JetBlue, dentre outras tem que você não? Como eles continuam a confundir os críticos e atingir um crescimento espetacular, deixando para trás antigas marcas?

imagem-2-cow

O autor nos lembra que a antiga forma de fazer marketing já não é mais suficiente (5 P´s do Marketing por si só não trazem sucesso).

Seth então nos apresenta sua sugestão: um novo P (purple | roxo) e uma história sobre uma viagem onde o autor observou vacas pastando por 20 minutos; logo depois, ele as ignorava. Em uma analogia, diante de vacas comuns (marcas comum), passamos a ignora-las por serem simples, cotidianas.

Agora se em meio a tantas vacas comuns, tivéssemos uma vaca roxa? Nossa atenção nesse exato momento seria alertada pela novidade. Na visão do autor as marcas também devem ter esse mesmo efeito, tal como a vaca roxa ou Purple Cow.

imagem-3-cow

Precisamos ir além do anúncio, precisamos Inovar!

Observamos que os investimentos de milhões em comerciais na TV e anúncios em mídia paga, já não são prioridade no budget de investimentos de marketing das empresas e devem ser repensados. Produtos precisam ter inovação na exposição e na venda.

O livro, além de alguns cases e relatos de algumas marcas de sucesso, ressalta sobre os 4 atuais tipos de consumidores:

  • Os inovadores: os primeiros a comprar o lançamento, mesmo não havendo necessidade desse produto.
  • Os formadores de opinião: gostam de experimentar produtos novos, desde que eles ofereçam algum tipo de beneficio. Estes consumidores fazem os famosos boca a boca do seu produto e divulgam para seus amigos, e parentes, isto claro, se o produto for bom.
  • A maioria: consumidor que compra somente depois que o produto ganhou mídia e nome, ou seja, ficou conhecido. São influenciados pelos formadores de opinião.
  • Os obsoletos: aqueles que só compram o produto depois de já falado, utilizado, promoção e demais ofertas.

O que a Rock Content tem a ver com isso?

 

imagem-4-cow

Já vinha lendo paralelamente o livro Predictable Revenue, a bíblia de vendas, como é falado por alguns colegas do mercado, dos autores Aaron Ross e Jason Lemkin.

imagem-5-cow

Posso confessar que Purple Cow foi como um “romance” de marketing. Leitura leve com assunto bem escrito pelo “mago” Seth e ao meu gosto, bem legal alguns exemplos e analogias feitas pelo autor.

Bom, fica a dica para leitura dessa obra Purple Cow, caso queira aprender um pouco mais sobre Marketing Digital. Logo trago mais novidades aqui!

Mudando um pouco de assunto e falando sobre outras redes e marketing digital, deixo o convite para conhecerem meu projeto Pinterest para os Negócios, mas isso é história para outro artigo que vou contar aqui em um próximo encontro com vocês ok?

Gostou do artigo? Comenta aí! Já leu esse livro ou outro do “mago” Seth? Compartilha aqui com a gente.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply