O que o marketing espera em 2016?

“Muito trabalho”, você pensou. Concordo, há muito trabalho pela frente, mas a julgar pelas últimas matérias públicas em vários periódicos do setor, mais do que trabalho, desafios de transformação, integração e mensuração de resultados.

Para começar, você não tem tanta importância assim, pelo menos é o que diz a diferença de percepção apresentada no artigo “O marketing na visão dos CEO’s, enquanto 72% dos Chief Marketing Officer’s (CMO) acreditam que estão atuando sob o mesmo rigor de outras áreas da empresa no que tange à exigência por resultados, somente 44% dos CEO’s pensam da mesma forma. Enquanto 63% dos CMO’s acreditam estar entregando os resultados esperados, somente 32% dos CEO’s pensam da mesma forma.

Os desafios serão enormes, externamente e internamente. Externamente em virtude dos horizontes nebulosos que se apresentam e que dificultam a tomada de decisões, justamente pela incerteza do mercado. Internamente porque parece necessário o repensar da atividade do profissional de marketing, suas habilidades e competências.

Já exploramos a transformação do perfil desse profissional no artigo “O perfil do profissional de marketing” e gostaríamos de acrescentar aspectos recentes, fruto de pesquisas realizadas pela Dom Strategy Partners, que integram o artigo inicialmente referenciado:

· tendência de maior intervenção direta dos CEO’s na atividade de marketing;

· equilíbrio maior entre marketing de resultados e marketing de reputação, com foco na construção do propósito organizacional traduzido na essência de marca;

· mergulho inexorável rumo à máxima interatividade possível ancorada por conhecimento e informação;

· ações mercadológicas apoiadas em transparência e respeito ao consumidor;

· ampliação das competências focadas na visão estratégica do negócio como um todo.

Já é assim que você atua no seu dia a dia? Ótimo, mas prepare-se para assumir o papel de locomotiva interna de mudança da cultura organizacional, ou seja, de acordo com o Global Insights 2020, prepare-se para “cumprir a missão de elevar o papel do marketing como líder de mudanças culturais e de processos dentro das corporações”.

Mãos à obra!

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.