O ano começou e daqui a pouco os projetos de Trade Marketing estarão a todo vapor para os clientes e nos pontos de vendas.
Serão projetos de crescimento percentual de 15 a 30%, com base em indicadores como faturamento, positivação, ajustes de mark-up e pricing, como exemplo.
A partir do calendário promocional de cada segmento, estima-se o crescimento de vendas, o planejamento e a execução de projetos de trade MKT.
Como exemplo de projetos globais, temos para empresas do ramo da construção civil, o dia do pintor, do eletricista e pedreiro; na área de higiene oral e pessoal/farma, temos o dia do médico, dentista, nutricionista; e no canal de distribuição e de prestação de serviços, temos feiras de apresentação de produtos, lançamentos e promoções voltadas para o giro dos produtos.
Além de projetos com base em datas festivas, temos também projetos vips, como viagens para grupos de clientes que atinjam o estimado de compra do ano.
Para projetos customizados, temos ações como “Compre e ganhe brindes”, “Gire a roleta” mediante apresentação de cupom fiscal no valor R$X, sorteio de bicicleta ou fogão e geladeira, são exemplos voltados para o consumidor final. Os concursos para promotores de merchandising, a partir da exposição diferenciada e criativa, são um exemplo de incentivo, que pode ser pago em dinheiro ou prêmios.
Além disto, projetos de execução de merchandising são excelentes apostas para o crescimento das vendas. Crie cenários em ilhas, positive materiais em locais estratégicos, negocie pontos extras e incentive seu time de promotores a dominar o local onde trabalha.
Como executar cada projeto deste?
- Planeje;
- Defina cenários,
- Identifique oportunidades,
- Treine o olhar do seu time;
- Execute com perfeição.
O ponto de venda (cliente + local) é o pilar para a definição da venda. Até fevereiro!