Antes de preparar qualquer ação de marketing, a empresa faz, ou pelo menos deveria fazer, pesquisas de mercado, análises dos concorrentes, avaliação de percepção de marca e produtos e outras formas de entendimento e compreensão da sua real presença no mercado e da efetiva necessidade e vontade do seu público-alvo.

E por que isso não é feito em campanhas de incentivo?

Antes de iniciar uma campanha de incentivo, que também é uma ação de marketing, no caso de endomarketing, a empresa também deve buscar como está sua presença no mercado, qual a efetiva necessidade e vontade dos seus colaboradores, afinal você sabe o que seu colaborador realmente quer?

Sem esta busca, a empresa corre o risco de fazer apenas mais uma campanha que
não funciona, ou solicitar o cumprimento de etapas e metas irreais, ou ainda oferecer prêmios e bônus incompatíveis com o seu público. Tudo isso causa desperdício derecursos, tempo e credibilidade, além de dificultar a comunicação interna entre os níveis hierárquicos e as áreas da empresa.

Assim, este levantamento de informações pode ser feita através de pesquisa interna, entrevistas com pessoas de destaque e relevância na comunicação interna, contratação de um consultor externo para avaliação do clima corporativo, análise de salários e benefícios em relação ao mercado e aos concorrentes e o que mais for necessário para efetuar um mapeamento adequado do cenário atual e do cenário desejado.

Desta forma, as metas e métricas da campanha, bem como sua comunicação, prêmios e regras, estarão atendendo com maior precisão a real demanda interna, tanto da empresa, na busca dos seus resultados, como dos colaboradores, no atendimento das suas demandas.

Comente!
Sua participação é muito importante para nós do projeto Implantando Marketing. E aproveite para votar no prêmio TOP BLOG.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

7 comments

  1. Fábio,

    Bem interessante a comparação entre a preparação de uma ação de marketing e a que poderia ser feita quando se fala em comunicação interna.

    Obrigada pelas dicas, vou indicar seu texto para uma colega que está desenvolvendo uma campanha de endomarketing! :D

    Abraços,

    Priscila Stuani

  2. Fábio,

    muito interessante sua colocação sobre o tema. Só descartaria a contratação do consultor externo, que passará pouco tempo na empresa e não detectará, na realidade, o raio x da empresa e de seus colaboradores.

    Estimular as equipes a produzirem mais tem de ser uma visão da empresa, porém o colaborador terá de fazer desta sua missão.

    Sds,

    • Oi Heron, um consultor externo consegue, com o apoio da alta direção da empresa, identificar características das equipes e dos profissionais, além de ter mais facilidade de acesso ao clima organizacional, por entrevistas pessoais, do que os gestores.

  3. Izabela Reis

    Seu artigo me fez refletir. Nas empresas que em que trabalhei, por exemplo, percebi que muitas vezes as campanhas de incentivo foram desenvolvidas para que os administradores motivassem sua equipe para atingir alguma meta definida pela direção. Em geral, as campanhas não tiveram o objetivo de atender uma necessidade da equipe, não houve esta preocupação em detectar as carências, deficiências do capital humano da empresa. É urgente uma mudança da mentalidade dos gestores, pois uma empresa é feita por pessoas de carne e osso que tem emoções, necessidades e precisa de um monitoramento periódico.

  4. Alessandra Alkmim Costa

    Excelente texto Fabio. Entendo bem sobre o que disse! Em um dos meus primeiros posts falei sobre lideranças criativas que incentivam a criatividade entre os colaboradores. O resultado disso chama-se motivação. Uma liderança como essa se preocupa com as necessidades de seus colaboradores. Campanhas de incentivo em empresas como essa dão super certo. Abs.