Por que não deixar que o “espirito” dos jogos esportivos, tomem conta de nossa administração empresarial, para que conquistemos o sonhado primeiro lugar no pódio dos negócios?
Olá! É muito bom estar com vocês novamente. Em minha busca por um tema para colocar em pauta, me deparei com um artigo sobre o empreendedorismo e os Jogos Olímpicos. Pensei, por que não Jogos Esportivos de maneira geral? Então vamos lá! Durante os campeonatos, sejam eles, jogos olímpicos, mundiais, europeus, campeonatos municipais, estaduais e nacionais, o que se percebe são atletas focados para o ganho do primeiro lugar na competição. O que não muda em nada no mundo do empreendedorismo. Por isso, vamos colocar essa filosofia dos jogos, seja qual for a modalidade, mas vamos nos atentar a essência do negócio, colocando em pauta o que os atletas levam em consideração na sua preparação para nas competições conquistarem os frutos dessa perseverança que acompanhou sua trajetória de preparação.
-
Profissionalismo
Foi-se o tempo em que os jogos eram disputados por atletas amadores. Hoje, no mundo corporativo, a disputa pelo lugar mais alto do pódio, também fica com os atletas com maior foco e profissionalismo no que fazem. Na vida dos atletas existe uma preparação especial focada nos aspectos físico, mental e técnico, assim como acontece com um empresário, que necessita preparar se adequadamente em diversas modalidades como a gestão administrativa e financeira, planejamento, RH, marketing, vendas, etc.
-
Foco
É uma raridade encontrar um atleta de alto nível ser campeão em modalidades esportivas diferentes. Quando muito, são campeões em provas diferentes, mas da mesma modalidade, sendo assim comparados a fenômenos, como Phelps e Bolts da vida. Sendo assim, tenha foco no que deseja competir e entregue o melhor para seu cliente. Isso dará a possibilidade de se preparar e especializar na área, fazendo com que o cliente perceba isso no produto final.
-
Paixão
Se tendo paixão o caminho a ser percorrido é difícil, sem o “tesão” de trabalhar, fica impossível. Em todas as falas dos atletas de alto rendimento a expressão é única: a paixão pelo esporte escolhido fala mais alto, sentimento esse que faz com que ultrapassem as barreiras, privações e façam sacrifícios. Quando existe paixão pelo que se faz, as chances de enfrentar com sucesso as adversidades são muito maiores. Além do que, a chance da torcida e dos consumidores se apaixonarem também pela sua paixão serão ainda maiores.
-
Contar uma boa história
Os Jogos Esportivos, são história pura, ou seja, desde muito tempo atrás, da antiguidade existe uma narrativa poderosa por trás do maior evento que a humanidade conheceu. Narrativa essa que cita superação, heróis, vilões, derrotas e vitorias que são…. História! A contação da historia aos nossos clientes deve ser feita da mesma maneira: interessante, magica e instigante para que tenhamos a possibilidade de subir ao Olimpo.
-
Pertencimento
Sentimento cultivado por muitos voluntários dos jogos esportivos. Além da paixão pelo esporte, seja por participar do evento e servir, há o incrível senso de pertencimento a algo maior. Que tal se nosso clientes se sentirem assim, pertencentes a nossa empresa?
-
Detalhes
De fato, o mais importante de todos, é a importância aos detalhes. Isso separa a gloria absoluta do abismo profundo, os campeões dos perdedores. Um detalhe, em sua maioria, separa a empresa do sucesso ao fracasso. A máxima atenção aos detalhes pode fazer a diferença nos tempos de competições acirradas e clientes cada vez mais exigentes.
Para que se tenha o UAU! Não basta apenas ser campeão, deve-se surpreender sempre. Isso diferencia o campeão dos campeões. Os grandes campeões interagem com a plateia que o assistem: tira fotos, faz graça, traz a diversão a quem o assiste, um verdadeiro artista. Sejamos assim, façamos isso com nossas empresas.
Entreguemos sempre o inesperado a nossos clientes, com preferencia a boas emoções. As boas emoções são difíceis de serem esquecidas e fazem com que o cliente tenha vontade de revive-la sempre que possível.
Espero que tenham gostado. Até a próxima!