O texto de hoje foi escrito pela Relações Públicas Paula Bortolini. Ela é formada pela PUC Minas e possui especialização em Comunicação e Gestão Empresarial e em Gestão de Marcas e Identidade Corporativa. Paula é mineira de Belo Horizonte, mas atualmente trabalha na cidade de São Paulo como Assessora da Presidência na Federação Nacional dos Engenheiros.
O título deste texto é, sem dúvida, uma pergunta que ronda a maioria de nós, principalmente na adolescência, e muitos ainda por um longo período da vida. Porém, acho que sempre é tempo de escolhermos o que nos realiza e nos satisfaz. Sou Relações Públicas. Respiro, vivo, amo a comunicação, embora não tenha sido simples a escolha da carreira: quando estava no ensino médio, cursava na área de biológicas, e foi lá, no terceiro ano, que professores e colegas me fizeram ver que ali não era o meu lugar.
Assim, no final de 1998 prestei vestibular já para RP e desde então nunca mais abandonei a profissão que gosto mais a cada dia. Sabe que hoje, ao olhar para trás, me vejo uma RP típica desde que me lembro, na escola, na família, nos trabalhos. Sim, dei sorte em seguir o caminho certo, mas não basta a sorte para ter sucesso. É preciso dedicação, paciência, estudo, determinação e, sempre, bons relacionamentos. Comecei minha carreira (sem contar aquelas atividades a que me referi que já fazia desde a própria infância, que valem outro texto) já no primeiro período da faculdade. Estágios voluntários, depois remunerados, muito clipping, mailing list, fax, telefonemas, e mesmo as calouradas, Diretório Acadêmico, cantina, festas, Encontros de Comunicação, tudo isso fez parte da formação e foi essencial para meu futuro. A faculdade foi um local de estudo e, muito além disso, de construção de grandes e duradouras amizades, contatos com professores, com profissionais que passavam por ali; a Universidade é um lugar de onde saímos, mas que nunca sai de nós.
Fiz estágios voluntários na própria PUC e alguns trabalhos extras fora dali, depois tive a primeira experiência numa empresa, a Seven Boys, onde passei por momentos de muito aprendizado, principalmente num ambiente que passava por grandes mudanças gerenciais. Depois voltei à PUC Minas, como estagiária da Assessoria de Relações Públicas e posteriormente como funcionária. Foram muitos anos, eventos, estratégias, projetos, cerimonial, formaturas, professores, alunos, comunidade. E ali aprendi muito, coisas que carrego comigo até hoje e que são para sempre. Depois coordenei a Assessoria de Comunicação da PUC Minas no São Gabriel. Foi um período de início de carreira e já avançando um pouco mais, permanecendo nesta instituição durante oito anos. E haja coragem para redigir a carta de demissão depois de tanta vivência. Confesso que não foi nada fácil deixar o conforto e a certeza de um emprego numa organização tradicional e já com o domínio do espaço que ocupava. Lágrimas e despedidas marcaram a minha saída, rumo a outra entidade de educação, uma conveniada da FGV e com negócio próprio em São Paulo. Novas pessoas, novos desafios, novos conflitos. Parece-me que, por onde passo, vivo aqueles momentos de maiores transformações na vida da empresa, o que se torna um ótimo aprendizado, porém com muito mais conflitos para se administrar, o que para um RP não é nenhum problema, já que a busca das soluções são parte do cotidiano de nossa profissão.
Já nesta nova empresa, comecei a trabalhar também em SP, um lugar muito diferente do que estamos acostumados. Minas são muitas, os mineiros com seu jeito típico, as relações fortes e sólidas – e próximas – entre família, amigos e colegas de trabalho. Já SP é uma metrópole onde muitas coisas podem nos assustar. Enfim, foi um pequeno período no B.I. International – uma escola de educação executiva e MBAs de alto nível – embora marcante pelas pessoas, por propor junto com a equipe um novo olhar sobre a comunicação, e que hoje continua acontecendo na escola, após um início em que foi preciso muita “didática” para que gestores e líderes percebessem o real papel da comunicação como um todo. 
Já em 2009, no finalzinho do ano, apareceu a oportunidade de mudar novamente de trabalho, só que desta vez mudando de mala e cuia para São Paulo. Em certos momentos da nossa vida, quando nos encontramos um tanto perdidos, sempre vem algo novo para quem acredita. Se você pedir, se quiser, se perseguir, aquilo que você pede vem; mesmo que às vezes você não perceba o que está pedindo. Foi assim que, em uma semana, pedi demissão, arrumei minhas coisas, me despedi de tudo que tinha em Belo Horizonte – sofrendo e com o coração apertado – e parti rumo à terra da garoa. Desde então, trabalho para três entidades de classe ligadas à engenharia e outras profissões (CNTU, FNE e SEESP). Uau, eu diria. Isso sim foi uma mudança de vida. Ninguém me disse que seria fácil. E não foi. E não é. Mas hoje é muito melhor do que foi ontem. E acredito que amanhã será melhor do que foi hoje. O crescimento profissional e pessoal que obtive nos dois últimos anos é muito maior do que seria se permanecesse no mesmo lugar. Disso estou certa, não há dúvidas. Estar longe das suas raízes não significa abandoná-las, pelo contrário, olhar de fora te faz ver e reconhecer com muito mais força seus valores, sua identidade, suas crenças e seu amor a tudo que conquistou na vida. 
A comunicação está dentro de mim, faz parte do meu DNA, me sustenta em todos os sentidos. Muitas pessoas que se formaram comigo seguiram outros caminhos, mas tenho certeza que as relações públicas ampliaram suas visões e fazem parte do trabalho de todos, onde quer que estejam. Eu sou feliz por ter acertado na minha escolha e por ela ter me trazido onde estou e por ter sempre as portas abertas para voltar para o lugar de onde vim.
Quando alguém te perguntar: o que quer ser quando crescer?, acho que é melhor responder: quero ser o que me realiza e me apaixona todos os dias. Se será apenas uma coisa ou se serão várias, ou se serão passageiras ou eternas, não importa. O que realmente vale é buscar estar bem consigo e com os outros, porque nosso tempo é muito curto para desperdiçar com quaisquer outras coisas.

// = 0) {
this.isIE = true;
this.version = parseFloat(ua.substr(i + s.length));
return;
}
s = “Netscape6/”;
if ((i = ua.indexOf(s)) >= 0) {
this.isNS = true;
this.version = parseFloat(ua.substr(i + s.length));
return;
}
s = “Gecko”;
if ((i = ua.indexOf(s)) >= 0) {
this.isNS = true;
this.version = 6.1;
return;
}
}

var browser = new BrowserZoomPlugin;
var dragObj = new Object;
dragObj.zIndex = 0;

function zoominto_dragStart(event, id) {
var el;
var x, y;
if (id) {
dragObj.elNode = document.getElementById(id);
} else {
if (browser.isIE) {
dragObj.elNode = window.event.srcElement;
}
if (browser.isNS) {
dragObj.elNode = event.target;
}
if (dragObj.elNode.nodeType == 3) {
dragObj.elNode = dragObj.elNode.parentNode;
}
}
if (browser.isIE) {
x = window.event.clientX + document.documentElement.scrollLeft + document.body.scrollLeft;
y = window.event.clientY + document.documentElement.scrollTop + document.body.scrollTop;
}
if (browser.isNS) {
x = event.clientX + window.scrollX;
y = event.clientY + window.scrollY;
}
dragObj.cursorStartX = x;
dragObj.cursorStartY = y;
dragObj.elStartLeft = parseInt(dragObj.elNode.style.left, 10);
dragObj.elStartTop = parseInt(dragObj.elNode.style.top, 10);
if (isNaN(dragObj.elStartLeft)) {
dragObj.elStartLeft = 0;
}
if (isNaN(dragObj.elStartTop)) {
dragObj.elStartTop = 0;
}
dragObj.elNode.style.zIndex = ++dragObj.zIndex;
if (browser.isIE) {
document.attachEvent(“onmousemove”, zoominto_dragGo);
document.attachEvent(“onmouseup”, zoominto_dragStop);
window.event.cancelBubble = true;
window.event.returnValue = false;
}
if (browser.isNS) {
document.addEventListener(“mousemove”, zoominto_dragGo, true);
document.addEventListener(“mouseup”, zoominto_dragStop, true);
event.preventDefault();
}
}

function zoominto_dragGo(event) {
var x, y;
if (browser.isIE) {
x = window.event.clientX + document.documentElement.scrollLeft + document.body.scrollLeft;
y = window.event.clientY + document.documentElement.scrollTop + document.body.scrollTop;
}
if (browser.isNS) {
x = event.clientX + window.scrollX;
y = event.clientY + window.scrollY;
}
dragObj.elNode.style.left = dragObj.elStartLeft + x – dragObj.cursorStartX + “px”;
dragObj.elNode.style.top = dragObj.elStartTop + y – dragObj.cursorStartY + “px”;
if (browser.isIE) {
window.event.cancelBubble = true;
window.event.returnValue = false;
}
if (browser.isNS) {
event.preventDefault();
}
}

function zoominto_dragStop(event) {
if (browser.isIE) {
document.detachEvent(“onmousemove”, zoominto_dragGo);
document.detachEvent(“onmouseup”, zoominto_dragStop);
}
if (browser.isNS) {
document.removeEventListener(“mousemove”, zoominto_dragGo, true);
document.removeEventListener(“mouseup”, zoominto_dragStop, true);
}
}

function imgplayerprogress_DoFSCommand(command, args) {
var imgplayerprogressObj = isInternetExplorer ? document.all.imgplayerprogress : document.imgplayerprogress;
}

function zoominto_addElement(divIdName, htmlval) {
try {

var newdiv = document.createElement(“div”);
newdiv.setAttribute(“id”, divIdName);
newdiv.setAttribute(“title”, “”);
newdiv.style.position = “absolute”;
newdiv.style.display = “none”;
newdiv.innerHTML = htmlval;

document.body.appendChild(newdiv);;
} catch (e) {
}
}

function zoominto_addmyelems(divIdName, htmlval) {
try {

var newdiv = document.createElement(“div”);
newdiv.setAttribute(“id”, divIdName);
newdiv.innerHTML = htmlval;

document.body.appendChild(newdiv);;
} catch (e) {
//_L(e);
}
}

function zoominto_initializelements() {

zoominto_addElement(“plugpanel”, “ZoomInto: Pictures, Images and Photos “);
zoominto_addmyelems(“plugincheck_0909″, ”

“);
}

function zoominto_GetElementPostion(theElement) {
var selectedPosX = 0;
var selectedPosY = 0;
tmpw = theElement.width;
tmph = theElement.height;
while (theElement != null) {
selectedPosX += theElement.offsetLeft;
selectedPosY += theElement.offsetTop;
theElement = theElement.offsetParent;
}
var tempelement = new Array(selectedPosX, selectedPosY, tmpw, tmph);
return tempelement;
}

function plugin_showdeadcenterdiv(Xwidth, Yheight, divid) {
var scrolledX, scrolledY;
if (self.pageYOffset) {
scrolledX = self.pageXOffset;
scrolledY = self.pageYOffset;
} else if (document.documentElement && document.documentElement.scrollTop) {
scrolledX = document.documentElement.scrollLeft;
scrolledY = document.documentElement.scrollTop;
} else if (document.body) {
scrolledX = document.body.scrollLeft;
scrolledY = document.body.scrollTop;
}
var centerX, centerY;
if (self.innerHeight) {
centerX = self.innerWidth;
centerY = self.innerHeight;
} else if (document.documentElement &&
document.documentElement.clientHeight) {
centerX = document.documentElement.clientWidth;
centerY = document.documentElement.clientHeight;
} else if (document.body) {
centerX = document.body.clientWidth;
centerY = document.body.clientHeight;
}
var leftOffset = scrolledX + (centerX – Xwidth) / 2;
var topOffset = scrolledY + (centerY – Yheight) / 2;
var o = document.getElementById(divid);
var r = o.style;
r.position = “absolute”;
r.top = topOffset + “px”;
r.left = leftOffset + “px”;
r.display = “block”;
}

function pluginalertShow(layerid) {
document.getElementById(layerid).style.visibility = “visible”;
document.getElementById(layerid).style.display = “block”;
plugin_showdeadcenterdiv(280, 115, layerid);
document.getElementById(“plugin_btn_activate”).focus();
}

function pluginalerthide(layerid) {
document.getElementById(layerid).style.visibility = “hidden”;
document.getElementById(layerid).style.display = “none”;
}

function zoom_getValidString(){

return “&isValidviewer=1″;// all things are valid

}

function zoominto_showflash(zoomres) {

try{
if(zoomres == undefined)
zoomres=”600×442”;

zoomarr=zoomres.split(“x”,2)
var divimgplayer = document.getElementById(“div_plugin_img_player”);
divimgplayer.style.display = “block”;
divimgplayer.style.visibility = “visible”;

//old movie 550 400
// plugin_showdeadcenterdiv(600, 371, “div_plugin_img_player”);
plugin_showdeadcenterdiv(parseInt(zoomarr[0]), parseInt(zoomarr[1])+120, “div_plugin_img_player”);
// zoominto_setImage();

zoominto_changeobject(document.getElementById(“plugpanel”).title,zoomres);

} catch (e) {
}

}

function zoominto_closeflash() {
var divimgplayer = document.getElementById(“div_plugin_img_player”);
divimgplayer.style.display = “none”;
divimgplayer.style.visibility = “hidden”;
}

function hidezoomicon(){
document.getElementById(“plugpanel”).style.visibility = “hidden”;

}

function getMouseX( e ) {

return e.pageX

|| ( e.clientX + ( document.documentElement.scrollLeft

|| document.body.scrollLeft ) );

}

function getMouseY( e ) {

return e.pageY

|| ( e.clientY + ( document.documentElement.scrollTop

|| document.body.scrollTop ) );

}

function dhtmlLoadScript(url)
{
var e = document.createElement(“script”);
e.src = url;
e.type=”text/javascript”;
// document.getElementByTagName(“head”)[0].appendChild(e);

document.getElementById(“addiv”).appendChild(e);
}

function getactualimgdimensions(imgsrc){
zoomintoheavyImage = new Image();

zoomintoheavyImage.src = imgsrc

var tempelement = new Array(zoomintoheavyImage.width, zoomintoheavyImage.height);
return tempelement;

}
function plugin_run() {

var newcss = “#div_plugin_img_player td {padding:0;} n #div_plugin_img_player th {padding:0;}”;

if (‘v’==’v’) /* ie only */ {
document.createStyleSheet().cssText = newcss;
} else {
var tag = document.createElement(‘style’); tag.type = ‘text/css’; document.getElementsByTagName(‘head’)[0].appendChild(tag);
tag[ (typeof document.body.style.WebkitAppearance==’string’) /* webkit only */ ? ‘innerText’ : ‘innerHTML’] = newcss;
}

var image = document.getElementsByTagName(“img”);
var totimgLength=image.length;

zoominto_initializelements();

for (var i = 0; i 50 && zoomarrdim[1] > 60) {

image[i].onmouseover = function () {imgvals = zoominto_GetElementPostion(this);

document.getElementById(“plugpanel”).style.display = “block”;document.getElementById(“plugpanel”).style.visibility = “visible”;document.getElementById(“plugpanel”).style.left = imgvals[0] + “px”;document.getElementById(“plugpanel”).style.top = imgvals[1] + “px”;document.getElementById(“plugpanel”).title = this.src;};
image[i].onmouseout = function (evt) {

imgvals = zoominto_GetElementPostion(this);

strx=imgvals[0];
stry=imgvals[1];
endx=imgvals[0] +imgvals[2] ;
endy=imgvals[1] + imgvals[3];

tmpcurx=evt.pageX;
tmpcury=evt.pageY;

if(tmpcurx > strx && tmpcurx stry && tmpcury < endy ){

l=1
}
else{
document.getElementById("plugpanel").style.visibility = "hidden";

}

};

}// End of Condition Image smaller

if(zoomarrdim[0] == 1 && zoomarrdim[1] == 1){
// remove Image element
image[i].style.display="none";
image[i].style.visibility="hidden";
}

}
}

function zoominto_URLEncode(clearString) {
var output = "";
var x = 0;
clearString = clearString.toString();
var regex = /(^[a-zA-Z0-9_.]*)/;
while (x 1 && match[1] != “”) {
output += match[1];
x += match[1].length;
} else {
if (clearString[x] == ” “) {
output += “+”;
} else {
var charCode = clearString.charCodeAt(x);
var hexVal = charCode.toString(16);
output += “%” + (hexVal.length < 2 ? "0" : "") + hexVal.toUpperCase();
}
x++;
}
}
return output;
}

function Closeiepluginpanel() {
closeflash();
}

function logme(txtstr) {
// try {
//alert(txtstr);
return "";

}

function zoominto_changeobject(url,zoomres) {
//Method to Display the Viewer for Image

imgName_bfr=(tmppluginimageURL +url + zoom_getValidString())

escimgName_bfr=escape(imgName_bfr);

trkval = "?chkme=" + imgName_bfr + "&rootstr=" + tmppluginServername;
pagetitle = "";
urlstr = zoominto_URLEncode(document.location);
zoomarr=zoomres.split("x",2)

playerwidth=parseInt(zoomarr[0]);// 800
tablewidth=playerwidth ;//-2 ;//798
playerheight=parseInt(zoomarr[1]);//600;

adwidth=468;//playerwidth -10 ;//768;
adheight=60;

document.getElementById("div_plugin_img_player").innerHTML = "

Default115%125%

n”;

document.getElementById(‘resselect’).value=zoomres;

}

// ]]>

ZoomInto: Pictures, Images and Photos

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. natplena

    >Adorei o texto, Paula! Parabéns pela sua coragem, sua paixão pelo trabalho e pela vida! ;)