O sucesso de uma empresa está nos investimentos direcionados às pessoas

“Utilize formas de superar as expectativas de seus funcionários de modo que estes trabalhem motivados e satisfeitos. A ligação entre a empresa e empregado vai além das relações trabalhistas.” (Meyer)

Este mês tive o privilégio de viajar na leitura de um livro chamado “Hospitalidade e Negócios” do Rei da Gastronomia de Nova York, Danny Meyer. Dentre vários pontos abordados o que mais chamou a minha atenção foi o momento em que o autor ressaltou a importância de proporcionar uma atmosfera saudável no ambiente de trabalho.

A convivência em um ambiente saudável, consequentemente, refletirá no comportamento dos colaboradores de uma empresa, e o mesmo será transmitido para os clientes externos. O bom relacionamento com os funcionários é o alicerce para fidelizar potenciais consumidores.

O investimento no cliente interno é uma ação estratégica de muito valor para o sucesso de qualquer negócio – pode-se afirma que é uma ação de marketing com retorno imediato. É muito relevante que os empresários invistam no ponto de vista apresentado por Mayer. “O segredo para gerar uma ótima hospitalidade¹ começa pelo bem estar dos funcionários.”

Segundo Mayer, o melhor elogio que lhe pode fazer é o seguinte: “este é o lugar que mais me faz sentir que cheguei a casa”. Quantos negócios podem dizer o mesmo acerca dos seus clientes?

Vale uma reflexão das palavras do Sam Walton – fundador da maior rede de varejo do mundo, Wal-Mart, e do Sam’s Club:

“Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranquilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera pacientemente enquanto os funcionários trocam ideias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver. Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou? “EU SOU O CLIENTE QUE NUNCA MAIS VOLTA!”

O investimento no ambiente, na localização e decoração é sem duvida primordial, porém a dedicação na gestão de pessoas será fundamental para gerar a multiplicação espontânea de um excelente atendimento (empenho no trabalho). Lembre sempre que “a alma do seu negócio está no sorriso do funcionário.”

“FUNCIONÁRIO SATISFEITO… CLIENTE SATISFEITO, É UM CICLO CONTÍNUO…”

Recomendo a todos que leiam o livro “Hospitalidade e Negócios”, pois ele abrange vários assuntos referentes a liderança e conflitos de pessoas, no qual enfatiza também o poder que a comunicação tem em qualquer negócio.

Dicionário Michaelis

¹HOSPITALIDADE: 1 Ato de hospedar. 2 Qualidade de hospitaleiro.

3 Bom acolhimento dispensado a alguém. 4 Agasalho dado a hóspedes.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

28 comments

  1. Maria

    Adorei o artigo importância do investimento nas pessoas. Muito bom para uma empresa que tem visão de investimento

    • Lucilaine Silva

      Agradeço pelo retorno sobre o meu artigo. Abraço.

  2. Cristina

    Top! Adorei. Falou tudo! O investiemnto em pessoas é muito importante.

    • Lucilaine Silva

      Agradeço pelo retorno sobre o meu artigo. Abraço.

  3. Fernanda

    Amei! Muito bom mesmo!

    • Lucilaine Silva

      Agradeço pelo retorno sobre o meu artigo. Abraço.

  4. Gardenio

    Muito bacana. Parabéns pelo conteúdo

    • Lucilaine Silva

      Boa tarde, Gardenio!

      Agradeço pelo seu comentário! Fico muito satisfeita por ter gostado.

  5. Siqueira

    Falou pouco, mas falou tudo! Parabéns!

    • Lucilaine Silva

      Boa tarde, Siqueira!

      Agradeço pelo seu comentário! Abraço.

  6. Camilla

    Muito interessante! Quando você cativa, dá apoio… aos seus funcionários, você ta ampliando o seu investimento futuro, visto que, isso faz com que o funcionário tenha mas interesse. Relação chefe-funcionário é o que há!

    • Lucilaine Silva

      Oi, Camilla!

      Fico muito satisfeita por ter gostado do artigo. Ele foi elaborado com muito carinho. Abraço.

  7. Roberta

    Muito bom o artigo! É impressionante como o clima organizacional de uma empresa influencia o comportamento de seus funcionários, da mesma forma que pode motivar, pode tbm desmotivar!! Vale muito a pena ler!

    • Lucilaine Silva

      Oi, Roberta!

      • Lucilaine Silva

        Oi, Roberta!
        Primeiramente agradeço pelo retorno. Realmente o clima organizacional reflete na motivação dos colaboradores. Abraço.

  8. Fernanda

    Excelente texto.

    • Lucilaine Silva

      Boa tarde, Fernanda!

      Fico feliz por ter gostado do meu artigo. Abraço!

  9. Wendell

    Excelente artigo muito funcional, empresas investe muito em propagandas mas esquece que seu maior cartão de visita é um bom atendimento por parte dos funcionários, que apenas uma boa palestra resolve. Não adianta que ter um gasto violento em divulgação e quando o cliente vai até o lugar não se sente bem, não é bem recebido e não volta, fora o marketing negativo que se gera daquele estabelecimento.

    • Lucilaine Silva

      Oi, Wendell!

      É muito bom quando alguém se envolve e curti o nosso artigo. Concordo plenamente com seus comentários. Agradeço pela sua participação. Abraço.

  10. Monique Abud

    Ótimo artigo. A gestão de pessoas faz toda a diferença no ambiente da empresa e resulta em clientes satisfeitos. Parabéns pela escolha do tema.

    • Lucilaine Silva

      Boa tarde, Monique!
      É muito bom receber o retorno. Vejo esse investimento como o mais sensato de uma empresa.

  11. Amanda

    Olá, Lucilaine! Parabéns pelo artigo!

    De fato é uma abordagem muito pertinente e que a maioria das empresas ainda não se deram conta de sua importância: O investimento nas pessoas do seu negocio. Dificilmente nos deparamos com um local que adote esse investimento, o que é sem dúvidas, uma perca sobretudo na satisfação final…

    • Lucilaine Silva

      Boa tarde, Amanda!
      É muito bom receber o retorno. Vejo esse investimento como o mais sensato de uma empresa, mas como você resultou poucas empresas várias empresas ainda não atentou para as ações motivacionais.

  12. Milton Junior

    Muito bom o artigo O SUCESSO DE UMA EMPRESA ESTÁ NOS INVESTIMENTOS DIRECIONADOS ÀS PESSOAS, os pontos ressaltados valem a pena as empresas darem atenção.

  13. Mírian de Jesus

    Adorei Lucilaine. Parabéns pelo texto.

  14. Lorena Machado Alves

    Excelente artigo. O investimento em funcionários é uma estratégia valiosa e é uma pena que muitas empresas ainda não desenvolveram este olhar. Afinal, quanto mais satisfeito está o profissional, quanto mais se sente valorizado e útil, maior a potencialização e motivação de seu trabalho e, assim, maior o retorno (especialmente financeiro) para a própria empresa. Precisamos de mais artigos como este. É inspirador!

  15. Joelma

    Excelente artigo! E realmente; funcionário satisfeito, cliente satisfeito! Quanto ao livro; me estigou a ler.

  16. Michelly

    Muito bom este artigo e muito instrutivo, todo empresário pra alcançar o sucesso acredito que o caminho seja investir nos seus colaboradores.