O Sucesso na Carreira de Marketing

O sucesso da carreira de Marketing depende de base sólida, além de estudo e atualização constante.
No cenário atual ser apenas criativo não basta. Seguir uma carreira na área de marketing exige perfil multidisciplinar e conhecimento do mercado, para isso e preciso se capacitar.

Culturalmente o departamento de marketing absorvia profissionais de varias áreas, de advogado a veterinário, profissionais com visões de que a ascendência na carreira era fácil, bastava ser criativo e ter grandes ideias. Porém, o sucesso está cada dia mais complicado, em um mercado com muitos competidores, quem se atualiza constantemente tem muito mais chance de se destacar dentro e fora da empresa.

Atualmente o profissional de marketing precisa dominar disciplinas como sociologia, psicologia e antropologia. Afinal, estamos na era da informação e a cada dia o consumidor esta mais exigente e atualizado. Acompanhar o comportamento do consumidor moderno exige muito esforço e disciplina. Já a matemática, a estatística e a intimidade com a tecnologia são competências necessárias para trazer vantagens competitivas para a empresa.

Existem varias áreas de atuação para o profissional de marketing. Em todas as empresas é possível atuar em pesquisa de mercado, propaganda, promoção, marketing de relacionamento, trade marketing, marketing digital, comunicação interna. O passo básico a ser dado pelo profissional que deseja atuar na área é consolidar é a base técnica.

Para o profissional que não tem formação em marketing mas já possui um perfil executivo, o indicado é fazer cursos de curta duração na área, afim de entender os processos e em seguida procurar um curso de MBA em marketing para se aprofundar.

Já para quem possui uma base sólida em marketing, o ideal é procurar uma pós mais executiva voltada para gestão estratégica de empresas. Para quem está prestes a assumir um cargo de gerente, diretor e liderança, o indicado é a área de finanças, gestão de pessoas e de processos.

A capacidade de adaptação as constantes mudanças de cenário do mercado é uma das competências mais importantes no momento. Com a globalização, o perfil do consumidor muda rapidamente, novas tecnologias são lançadas todos os dias, novas mídias surgem, entre elas, as digitais estreitando o relacionamento com os clientes.

Para gerenciar o planejamento e o budget de marketing além de ser curioso e apaixonado pelo que faz, é fundamental que o profissional do futuro seja analítico, saiba lidar com as estatísticas e interpretar os números do mercado.

A cada dia o departamento de marketing deixa de ser subjetivo e passa a ser avaliado por números e métricas com base em metas apertadas.

Se você quer entrar ou se manter nesta carreira, pé na tabua porque a corrida é longa.

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

8 comments

  1. Ótimo texto. Deveria ser lido por empresários que consideram a área de marketing menos importante, que os profissionais dessa área tem como função fazer flyers de divulgação ou mandar cartão de aniversário para clientes. Hoje, o profissional de marketing, quando bem qualificado, torna-se peça chave de uma empresa de sucesso.

    • João Reis

      Janaina infelizmente ainda existe muitos empresários com essa visão. Mas a cada dia estamos nos mobilizando para melhorar essa situação o próprio blog é uma ferramenta muito importante. E a realidade é que em um passado bem próximo se vendia de tudo de qualquer forma, agora temos um consumidor exigente e com um poder de compra muito maior. Então se você não melhorar e entender seu marketing seu concorrente vai te liquidar.

  2. Excelente ponto, JOÃO.

    Na verdade o Marketing “transborda” o Depto de Mkt.

    O excelente livro ‘Rework’ de de Jason Fried & David Hansson (que no Brasil saiu como ‘Reinvente sua Empresa’), explica muito bem esse tema da nova abrangência do Marketing:
    Não é apenas nas campanhas, anúncios, lançamentos, eventos, patrocínios, etc. que estamos “fazendo” marketing. Também estamos quando:

    . atendemos um telefone da Empresa;
    . enviamos um email apartir de um endereço “@nome-da-empresa”;
    . usamos um produto da Empresa;
    . alguém “fala” da sua marca (bem ou mal) na internet;
    . alguém vai ao caixa de sua loja para pagar;
    . emitimos uma nota fiscal ou enviamos uma fatura;
    . alguém chega à recepção de nosso escritório ou à nossa loja.

    Todo pequeno detalhe operacional que tenha contato direto com o cliente acaba “fazendo” marketing. Tenha certeza que esses detalhes, ainda que pequenos, são MUITO mais importantes que escolher aquele brinde de final-de-ano para seus clientes principais.

    Marketing não é responsabilidade apenas do Departamento de Marketing. É responsabilidade de TODOS os Colaboradores e Associados.

    Portanto, a formação do profissional de Marketing fica cada vez mais complexo.
    Excelente desafio!
    Abraços. :)

    • João Reis

      Obrigado por complementar meu raciocínio @AndreVarga a cada dia aumenta a pressão em nosso departamento. Se não vende a culpa e do marketing, se o cliente reclama do produto é culpa do marketing, se a entrega demora é culpa do marketing e assim vai por isso a importancia do envolvimento de todos para atingir o resultado final: A VENDA.

  3. Olá João.

    Parabéns pelo texto.
    É importante salientar a importância que o profissional de marketing precisa ter para desenvolver suas atividades.

    Cansei de ver casos, em grupos de networking ou discussão de marketing e negócios que os fracassos de ações promovidos por ditos “profissionais de marketing”… E depois de ver vários casos, cheguei a uma conclusão óbvia: as pessoas não eram capacitadas.
    Nada contra a profissionais da área comercial, mas uma coisa é vender, outra é entender a demanda, o comportamento desses clientes, pesquisa e etc…

    Quem é de marketing também está sujeito a cometer falhas, afinal em um mercado tão global e efêmero, tudo é possível, mas acredito que a maior missão do marketing é mitigar erros ao desenvolver uma ação.

    Abraços!

  4. Isabel Gareta

    Creo que un buen profesional de marketing necesita una cualificación y unos estudios determinados que le hagan comprender todo el entresijo que lleva consigo esta área. No es un trabajo en el que se termina de aprender al graduarse, sino que la actualización constante de los profesionales va a estar siempre ligada a sus vidas.

    Excelente post. Saludos

  5. Ótimo texto, parabéns, e ótimo comentário André.
    João, que tal explorar mais o tema num novo post?

    • Obrigado a todos pelos comentários Priscila infelizmente ainda vivemos em um mercado onde ninguém questiona o médico ou advogado mas o marketing todos questionam ai é onde precisamos nos mobilizar para construir essa segurança e deixar de lado essa imagem de fazedores de anúncios.

      Marcos Moraes para meu próximo post estou trabalhando em um tema diferente sobre o perfil do consumidor digital mas com certeza vou voltar neste tema ok.

      Obrigado.