O CRM (Customer Relationship Management) é o principal aliado do marketing para fidelização de cliente.

Ter uma base de clientes qualificada é o sonho de qualquer empresa, mas ter sistemas complexos de CRM significa que utilizam todo seu potencial? A resposta é Não!

As novas tecnologias transformaram o processo de vendas, modificando o comportamento dos clientes, nos dias de hoje é necessário mais do que Nome, Endereço e Data de Aniversário para se ter informações qualificadas que possam realmente colaborar com o departamento de marketing.

Hoje é necessário conhecer sua rotina social, seu contexto de via, suas expectativas e objetivos futuro, é necessário conhecer a pessoa que está vivenciando seu produto e serviço para construir uma experiência de venda significativa. Veja mais sobre experiência do consumidor.

Num mundo onde o impessoal se tornou padrão habitual, no setor de vendas cada vez mais a personalização da experiência se faz necessária.

Mas qual a função do CRM no processo de Fidelização? Fornecer Informação Qualificada!

Os sistemas de CRM estão caminhando a passos largos com inteligência artificial onde buscam padronizar todas as informações digitais disponíveis do cliente, criar comparativos entre cada plataforma digital e analisar padrões que possam ser comuns no processo de venda.

Os CRM hoje com inteligência artificial podem por exemplo, mandar uma oferta especial para um cliente baseada em seu perfil de compra e ou indicar ao vendedor qual o período e a melhor ferramenta (email, telefone, visita pessoal, etc.) para uma nova proposta comercial. Ou seja, os sistemas de aprendizado de máquina constroem uma jornada de vendas específica para cada cliente o que torna mais fácil criar as experiências emocionais com a marca.

A principal palavra da sigla CRM é “Relationship”, criar uma relação comercial entre a empresa e o cliente é a chave para fidelizar o cliente. Veja mais sobre criar relações comerciais e fidelização.

E como usar o CRM para Fidelizar meu cliente? Com Comunicação Criativa!

Utilize as informações sobre seu cliente para transformar sua comunicação empresarial, por exemplo:

O cliente acabou de comprar um produto na sua loja física onde para ganhar o desconto fez o cadastro de alguns dados no CRM, onde informou que tem facilidade e prefere compras on-line. O sistema de AI automaticamente identifica o produto que o cliente comprou e envia de tempos em tempos anúncios com produtos similares para realizar a compra via web.

Neste caso temos uma relação direta entre o atendimento na loja física coletando informações para análises digitais e criando novas conexões comerciais com os clientes em outros canais de venda.

Utilize as informações do CRM para construir experiências comerciais criativas que tragam benefícios e valores reais individuais para cada cliente.

Tenha um sistema de CRM que pode te ajudar com informação qualificada, informações básicas como data de aniversário são obrigações do vendedor, o CRM deve entender a jornada comercial do cliente através de suas atividades e depoimentos nas redes sociais e no mundo digital.

Criar experiências comerciais é a base para fidelizar seus clientes.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.