Capital intelectual é o nome dado a toda a informação transformada em conhecimento que se agrega àqueles que você já possui. Tem sido visto como a principal fonte de vantagem competitiva nas organizações,ao ser de difícil imitação, específico, raro e valioso. É todo conhecimento que VOCÊ possui. Ele pode ser dividido em: Capital Humano (são as habilidades e criatividades específicas de uma pessoa); Capital Estrutural (são os banco de dados específicos da empresa) e Capital dos Clientes (é o quanto a empresa conhece e se prepara para seus clientes).
O mais assustador é que, tecnicamente, os conhecimentos que possuímos são levados em consideração durante uma entrevista de emprego, mas, oficialmente não são vistos como CAPITAL INTELECTUAL. Uma nomenclatura assim torna esse diferencial mais importante, ou até mesmo mais CARO.
Todo conhecimento tácito dos colaboradores de uma empresa ou entidade e que pode potencializar ou modificar o negócio, deve ser mapeado e registrado, de modo que possa ser utilizado em prol da organização a qualquer momento. Sendo que pode ser considerado como um dos patrimônios de uma empresa, pode ser vendido, e possui VALOR DE MERCADO. Uma empresa que tem essa visão, e consegue colocar na prática, possui um excelente diferencial em competitividade.
Um professor uma vez me mostrou gráficos que apontam que alguns de nossos maiores detentores de conhecimento, pesquisadores, estão presos às universidades… e no máximo, em alguns empresas do governo. Porque será? Nos EUA esses mesmos pesquisadores, doutores, enfim, detentores de valioso CAPITAL INTELECTUAL, estão nas empresas, aliás, nas maiores do mundo. Talvez porque a mentalidade lá seja mais madura do que por aqui. Talvez porque em outros países estudar e entender sobre algum assunto seja valioso e reconhecido. Talvez simplesmente porque são preocupados com seus futuros profissionais. Enfim, talvez porque entendam finalmente a importância do CAPITAL INTELECTUAL.
Juliana Nogueira
>No Brasil as empresas ainda não investem em pesquisa e não dão muito valor pro capital intectual. É por isso que falta tanta gente qualificada no mercado.