Oferta de Serviços por Varejistas é Cada Vez Mais Estratégica

Quais são as funções básicas do varejo? Segundo a teoria básica, o varejo deve: fornecer variedade de produtos, que engloba variedade de marcas, tamanhos, cores, modelos e preços, deve dividir lotes grandes em pequenas quantidades, para atender as necessidades de distribuição dos fornecedores e os desejos de consumo dos clientes que precisam de muita variedade de produtos, porém em pequenas quantidades e manter estoque para garantir a satisfação de seus clientes no momento em que eles procuram seus estabelecimentos.

Porém em tempos de concorrência acirrada e clientes cada vez mais exigentes, os varejistas estão investindo em novas formas de atração dos consumidores aos seus estabelecimentos. Ou seja, para aumentar o ticket médio de consumo no estabelecimento, os varejistas,estrategicamente, estão investindo em serviços aos clientes.

No Brasil é cada vez mais comum nos shopping centers uma área de lazer para as crianças para que fiquem se divertindo e deixem os pais “em paz” para gastarem.
No último Natal, uma nova espécie de serviço foi desenvolvida em shopping center do Rio de Janeiro : os “Maridódromos” , onde as esposas enamoradas deixavam os homens sob os cuidados de serviços como massagens, TV acabo e jogos eletrônicos, enquanto as mulheres realizavam as compras com uma liberdade que até então não possuíam…

É comum também no Brasil, principalmente em hipermercados a oferta de serviços como salões de cabeleireiros, agências de viagens entre outros que complementam o consumo dos clientes realizado nos hipermercados.Como particularidade desse tipo de negócios, temos a oferta de serviços que,muitas vezes são realizadas por outros empreendedores que alugam o espaço para a oferta de tais serviços por terceiros.

O que está mudando nesse cenário é que cada vez mais os próprios varejistas estão assumindo as operações da ofertas de serviços em seus estabelecimentos. Como forma de aumentar a lucratividade por metro quadrado, varejistas utilizam-se da intangibilidade dos serviços, mas principalmente de suas próprias marcas para atrair clientes aos estabelecimentos e aumentar o lucro.

Nos Estados Unidos, varejistas como Walmart, Target e Walgress, ofertam serviços utilizando suas próprias marcas para ganhara confiança do consumidor. Serviços como manicure, pedicure, consultores de beleza, vacinação gratuita e até oferta de clínicas médicas da própria marca são ofertados.

Em tempos de crise, concorrência e clientes mais exigentes, oferecer serviços é também uma função básica do varejo.

Você conhece ou tem alguma ideia de serviços que podem ser prestados pelos varejistas? Que tal compartilhar? Deixe seu comentário!

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

4 comments

  1. Anonymous

    >É vdd! Cada vez mais é importantíssimo oferecer serviços aos clientes! Não se pode mais ficar no marasmo de sempre!
    Achei interessante a oferta de serviços médicos…

    Heloísa Yarioka

  2. Anonymous

    >Creio que oferecer serviços no varejo é mais do que estratégico. É obrigação!
    Nessa onda creio que se os varejistas ofertarem serviços de como pequenos consertos em roupas e até mesmo sapataria sob suas marcas, traria resultados positivos.

    Antônio Piccinelli – RJ

  3. Rafaela - Tudo em Foco

    >O texto é bem verdadeiro mesmo. O empreendedor que não inovar acaba estagnado. Por isso, é importante que os varejistas tragam novas ideias e serviços em qualquer cidade do país, mesmo as menores. O que vale é o consumidor ficar satisfeito e ter facilidade na aquisição dos produtos.

  4. Anonymous

    >Acredito que os serviços são o futuro do varejo. Daqui a bem pouco tempo as empresas ofertarão primeiro os serviços e depois os produtos…
    Principalmente em cidades como São Paulo, que cada vez mais é uma capital de serviços.

    Carlos Augusto Ribeiro – São Paulo/Sp