Oratória e as Técnicas de apresentação III

Com a globalização e a competitividade que somos submetidos atualmente, uma boa comunicação e a forma de como se portar diante do público na hora de se expressar são itens essenciais para o sucesso profissional de um indivíduo. Transmitir a mensagem de forma clara, de forma que o público compreenda e adquira a confiança necessária no que você está dizendo, trará sucesso para você.

Então, para fechar o tema sobre técnicas de apresentação, vamos falar sobre a diferença entre oratória, retórica e eloquência, que causa um pouco de confusão, uma vez que alguns dos dicionários tratam os termos como sinônimos, já que elas fazem parte da arte de falar bem.

Vamos aos significados dos termos:

A oratória se refere ao conjunto de técnicas, gestos, maneiras, formas de dizer, que podem ser adquiridas por intermédio de cursos, de leituras, de práticas. Ela é indispensável para quem almeja ser um grande comunicador. Significa falar bem para público, sendo em sua essência o poder de atração que o interlocutor causa. Comunica-se com clareza e objetividade para passar uma mensagem para determinado público.

A retórica se refere mais a argumentação sólida do conteúdo, à associação e à disposição das ideias, a força da lógica, da dialética, que também se adquire com muita leitura, exigindo amplo e profundo conhecimento. É imprescindível porque é ela que dá substância e impacto na comunicação. Ou ainda, consiste em usar bem as palavras no sentido mais estrito que é voltado para o convencimento. O uso da retórica em um discurso é identificado pela utilização de linguagem simples, comum do dia-a-dia, sem técnicas especializadas.

A eloquência se refere ao carisma, ao dom, a bela voz, a boa presença, a espiritualidade, a expressividade da alma de um indivíduo, que faz com que suas palavras tenham uma misteriosa sedução, um tremendo efeito. Não podemos dizer que ela pode ser conquistada em cursos ou com leituras, ela é um presente de Deus. É a bela essência do verbo encantado.

Todas elas se interconectam fazendo parte de uma só ciência, que ora chamamos de oratória, ora de retórica, ora de eloquência.

Saber a diferença entre os termos ajuda na hora de definir os objetivos da sua apresentação ou do seu texto, pois a arte de falar bem também é arte de se comunicar bem.

Para se diferenciar profissionalmente, aprenda e pratique as técnicas. Fazer uma boa apresentação e saber se expressar de forma correta, pode abrir várias portas para você.

Você concorda? Comente, conte uma situação em que esse conhecimento fez você se diferenciar dos demais.

Fonte e referências:

http://www.facasper.com.br/rep_arquivos/2009/11/17/1258498516.pdf

http://sandersonmoura.blogspot.com.br/2011/10/diferenca-entre-retorica-oratoria-e.html

http://www.portaleducacao.com.br/comunicacao-social/artigos/18897/oratoria-ou-retorica#ixzz2WQblTOi5

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.