Olá, pessoal ! Continuando nossos comentários sobre os “3 Puts”, acho interessante falarmos um pouco sobre os outputs que predominam em cada fase dos componentes do Ciclo de Vida do Produto.
O Ciclo de Vida de um Produto representa seu histórico de vendas e lucro, durante seu período de existência. É importante para o Marketing, pois fornece a situação geral do produto no mercado e ajuda no Planejamento Estratégico dos próximos passos e decisões que devem ser tomadas.
Assim, podemos citar as seguintes fases com componentes do Ciclo de Vida de qualquer produto e os outputs que predominam em cada uma delas:
- Planejamento: quando se preparam os inputs e outputs visando outputs adequados;
- Lançamento: fase em que os outputs são disponibilizados no mercado e a comunicação assume papel fundamental;
- Crescimento: uma vez disponibilizados os outputs, a distribuição bem feita impulsiona o produto;
- Maturidade: o preço do produto pode tanto propiciar lucro quanto perdas, pois nesta fase a concorrência tende a ser acirrada;
- Declínio: fase em que todos os outputs devem ser reavaliados constantemente, demandando mudanças nos inputs e throughputs.
- Sobrevida: tentativa de estender a vida do produto por meio de ações exasperadas de reposicionamento dos quatro outputs.
- Morte: quando se torna inevitável a retirada do produto do mercado.
Inevitavelmente todos os produtos passarão por estes estágios, cedo ou tarde. Conhecer em que fase do Ciclo de Vida o produto está é fundamental para possibilitar à empresa uma adequada gestão, tanto em relação às estratégias quanto para definição do investimento necessário para garantir o posicionamento desejado no mercado.
Amigos, espero tê-los ajudado mais um pouco no entendimento dos 3 puts e que assim, aos poucos, vocês possam adaptá-los ao seu dia a dia.
Até a próxima !
Bel
Anny
Excelente matéria ;)