Os axiomas do marketing – A evolução necessária, Parte 2

 

Como prometido, estamos continuando com o assunto que paramos no artigo anterior. Uma metáfora muito legal com a sala de aula, já que nem todos podem estar neste ambiente, mas recomendo que estejamos todos em constante aprendizado e o melhor lugar é uma Faculdade.

Afinal de contas, existe uma missão do marketing?

 Pelo menos três respostas diferentes já foram dadas à esta pergunta. A primeira foi de que a missão do marketing é vender todo e qualquer dos produtos da empresa para qualquer um e para todos (Interessante, mas o mesmo que utilizar uma pistola de precisão para matar mosquito da dengue). Segunda, a missão do marketing é criar produtos que satisfaçam as necessidades não atendidas dos mercados-alvo (simples demais, o que a empresa quer é desenvolver desejos e fidelizar público alvo, tornando consumidor em cliente).

A terceira é filosófica, diz que a missão do marketing é elevar o padrão material e a qualidade de vida em todo o mundo (imagine que sonho fantástico. Problema ideal para o Gênio da Lâmpada de Aladim).

Eu gosto de utilizar uma discutida com alunos em uma atividade científica: A missão do marketing é ajudar a empresa a alcançar o crescimento lucrativo em suas operações.

Segundo Kotler (o maior pesquisador e escritor de marketing do mundo), “o Papel do marketing é perceber as necessidades não satisfeitas das pessoas e criar novas e atraente soluções”. Já Raimar Richers afirmava que marketing é “Entender para Atender”.

A cozinha moderna e seu equipamento fornecem um belo exemplo de libertação das mulheres do trabalho doméstico, cansativo e tedioso para que elas tenham tempo para desenvolver outras de suas capacidades produtivas. E ficaram sabendo disso com os apelos comerciais, que são desenvolvidos pelo marketing.

Já contamos até aqui com assunto de pelo menos 6 horas de aula em um curso de graduação ou Pós em marketing.

Vamos continuar na próxima publicação com o assunto, seguindo nosso “bate papo” de maneira a te convencer a estudar marketing, mostrando como esta disciplina é um desafio fantástico e gracioso de formação empresarial, e vamos continuar tentando definir o que é marketing, na visão da prática empresarial. E quem sabe, se você quiser e escrever solicitando, podemos escrever sobre o que está acontecendo com as empresas baianas que estão acabando e como um exemplo de marketing bem feito pode fazer uma grande diferença para as Organizações… Um exemplo prático é o Shopping Barra.

Esperamos sua participação. Escreva para nós, leia as outras colunas, comente, dê a sua sugestão de tema para pesquisarmos. Estou aguardando os seus comentários

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

2 comments

  1. Muito bom artigo, parabéns!! E a nova tendência de acordo com o Kotler é a missão do marketing enveredar pelos caminhos de fazer um mundo melhor, trabalhar com valores, inter-relacionamento, o tal do marketing 3.0. Vamos ver rs

  2. Grato por sua participação Douglas. O marketing tem um poder fantástico, não de criar tendências, mas aproveitar as suas formações e incrementar negócios, viabilizando o atendimento às necessidades dos consumidores.
    O grande lance do Marketing 3.0 é a inovação.