Os novos diretores de Marketing

Ser um profissional multidisciplinar, dominar os diversos tipos de marketing e alinhar tudo isso aos demais departamentos, esse é o profissional que as empresas estão buscando no mercado para ocupar as cadeiras de gerente ou diretor, com o desafio de comandar a equipe.

Hoje um profissional de estatística, engenharia, administração,  pode muito bem estar sentado na cadeira do diretor de marketing de uma grande empresa, basta ter um MBA e especializações na área de marketing. Atualmente não basta apenas o conhecimento da estratégias de marketing, trade marketing, marketing digital, é muito mais importante ter um conhecimento 360°. Atualmente estou trabalhando em 3 diretrizes bem diferentes como gerente de marketing:

1 – Coordenação da equipe de vendas, que exige muita matemática  financeira  no segmento em que trabalho. Estabelecimento de metas de vendas aliados ao fluxo de caixa da empresa (departamento financeiro), e ao investimento em marketing.

2 – Criação e monitoramento de indicadores (departamento de qualidade) que traduzam a produtividade e o desempenho do departamento de Marketing e Vendas, conhecidos na empresa em que trabalho como: Mercado e Imagem.

3 – Planejamento e implantação dos departamentos de relacionamento (SAC), manutenção e pós venda da construtora,  monitorados através de pesquisas de satisfação.

No inicio da minha carreira trabalhei em um agência de comunicação e marketing, atendendo e planejando ações para uma empresa multinacional do segmento agropecuário, onde o diretor de marketing era veterinário e eu sempre que estava  nervoso criticava, “esse cara é veterinário,  não entende nada de marketing”.  Hoje reconheço, um bom veterinário com conhecimentos de campo, animais, manejos e técnicas agrícolas, e um bom MBA na ESPM era o cara certo.

Quando decidi ser um executivo do segmento da construção civil me matriculei no MBA Executivo Internacional da Fundação Getúlio Vargas. Já me capacitei em algumas áreas como:

1 – Gestão de Pessoas;

2 – Estratégia empresarial;

3 – Matemática  financeira;

4 – Aspectos Jurídicos de Incorporação e construção civil;

5 – Fundamentos de planejamento e cronograma – PMBOOK;

6 – Contabilidade.

E muita coisa vem por ai.  Fui selecionado na minha empresa para fazer uma pós graduação da Fundação Dom Cabral durante este ano de 2013. Espero que em breve minha cadeira de digitador, aquelas que atendem a norma NR 17 de ergonomia, fique pequena e eu precise de uma de diretor aquelas que tem um encosto grande e toda de couro.

Bom espero que tenham entendido a analogia que fiz com as cadeiras, a dica é estudar e aproveitar todas as oportunidades que sua empresa ofereça.

Conhecer novas mídias, criar campanhas, enviar PIs, é o básico aproveite essa nova fase da nossa profissão.

Estou a disposição para responder qualquer pergunta e ajudar a você decidir o que fazer, basta comentar o post.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 comments

  1. João!!

    Que legal você compartilhar a sua experiência, isso sem dúvida pode nos inspirar a prestar mais atenção nas oportunidades.

    Um dos meus melhores “chefes” me dizia: “Eu trabalho pelo que quero ganhar, não pelo que ganho”, e peguei essa filosofia para mim.

    Um bom gestor precisa ter uma visão de águia.

    Uma certa época, tive que fazer seleção de profissionais na área de TI, quando me pediram para atender essa demanda confesso que fiquei chocada, como assim? Trabalho com marketing! Não fiz RH nem psicologia…. Resumindo: no começo não gostei mas depois aprendi a fazer um processo de seleção e gestão desses profissionais e hoje isso me ajuda muito tanto no projeto como no trabalho atual.

    Ou seja… uma oportunidade que a princípio eu menosprezei, hoje fez muito a diferença….

    Outra lenda que ronda a nossa área que eu escutei de muitos alunos, inclusive eu pensei isso,rs, era:”Em marketing não tem cálculo!”… LEDO engando! Hahahahaha! E como tem, não é?

    Parabéns por ser escolhido para fazer a Pós!!!!!! Lindo resultado e que venha outros mil!!!

  2. João Augusto

    Priscila obrigado você pelo comentário. Calculo existe em tudo até comprando um pãozinho na padaria.

    Seria legal se outras pessoas compartilhassem suas experiências.

  3. Legal seu texto João Augusto. Ter conhecimento sobre o negócio que está atuando é essencial para um bom profissional de marketing. Gostei da parte que citou o veterinário, ao perceber a capacidade daquele profissional em entender as necessidades de marketing na área de atuação dele.

    • João Augusto

      Ana Paula acredito que depois de muita dedicação todos somos capazes. E para melhorar acabei de faze a inscrição no curso http://www.institutovendamais.com.br/gec/ olha eu fazendo propaganda de graça aqui no blog. Mais atualemnte ando estudando muito.