Estamos num processo de evolução constante e rápida. A onda que começou com o termo “Globalização” continua inundando a nova sociedade num ritmo cada vez mais frenético. Inovações, tecnologia, descobertas… vários são os termos que podem ilustrar essa transformação.

Mas nesse processo evolutivo, alguns estão ficando pra trás. O desafio da integração digital é marcado pela de transição onde convivem diariamente aqueles que vivem dia e noite ligados e interligados à rede e aqueles que ainda preferem usar a caneta e o papel e não achou o motivo de utilizar o computador.

Nesse contexto, me deparei, na semana passada, com um obstáculo: como desenvolver o posicionamento digital da empresa se metade dos sócios não abrem sequer o email? Como definir a identidade digital da empresa se nem mesmo aqueles que são responsáveis por ela tem a sua definida?

Apesar de entenderem a necessidade da marca estar presente no ambiente digital, muitos deles não superaram a barreira do físico para o virtual, ainda não conseguem agregar o valor necessário com a tecnologia e, por isso, estamos desempenhando um papel diferente do que imaginávamos.

Mais do que atender o cliente, nosso objetivo é ajudá-lo a superar essas barreiras que ainda existem e a saída foi agendar um treinamento. Isso mesmo, be-a-bá do computador, be-a-bá da informática e não da estratégia.

Não estamos desenvolvendo a estratégia da marca nas mídias sociais. Estamos ensinando ao cliente a criar um perfil nas redes sociais e alimentá-lo, pelo menos uma vez por dia, com conteúdo relevante. Estamos ensinando ao cliente como criar um grupo de discussão. Estamos ensinando ao cliente a agregar valor e utilizar a tecnologia para facilitar o dia-a-dia.

Tivemos que voltar um nível no desenvolvimento e começar realmente do início. A parte boa disso tudo? O respeito e a admiração cada vez maior do nosso cliente e o desafio da integração digital.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Anonymous

    >Otima iniciativa sua e da agencia Ju!

    Isso sim e implantar Marketing do zero!

    Abraco,

    tati