Foi-se o tempo em que frequentar padarias, era somente para comprar pãozinho e leite, ou então para que pudéssemos comer um pão na chapa e tomar um pingado (Café com Leite aqui em SP).
O conceito de padaria que muitos de nós temos e que lembramos de nossa infância, com produtos e atendimento básicos, está sendo colocado à pique rapidamente pela evolução dos mercados e principalmente pelo aumento das exigências dos consumidores.
Hoje em dia, principalmente nos grandes centros, as padarias tradicionais estão sofrendo concorrência de estabelecimentos com mais estrutura, como sacolões e supermercados, que por muitas vezes vendem os produtos básicos de padaria a preços mais competitivos.
Back To The Basics
Lembrando a teoria disseminada por Michael Porter, as padarias estão no momento em que sua Vantagem Competitiva está sendo superada por outros tipos de varejo mais estruturados no que tange ao planejamento e à execução de Estratégias.
As Padarias, até então, seguindo a teoria de Porter, utilizavam a estratégia denominada FOCO, onde a empresa enfoca um determinado grupo de clientes, segmento de produtos ou um mercado geográfico.
Seus concorrentes, seguindo a Estratégia de DIFERENCIAÇÃO, acabam por “invadir” um mercado que até então era dominado pelas padarias e muitas delas sentem a influência da chegada de concorrentes mais estruturados.
A resposta de muitas padarias à concorrência tão forte, é a adoção da mesma estratégia de seus concorrentes, levando em consideração a teoria de Porter.
Assim como seus concorrentes as padarias estão adotando a diferenciação como estratégia e aplicando-a no formato dos estabelecimentos, atendimento e produtos disponibilizados.
As Padarias Premium, são locais onde a “arte da panificação”, é valorizada e ao invés de um local onde busca-se somente o básico, transforma-se em um centro gastronômico, onde a variedade de pães, pratos e quitutes, multiplica-se em busca de valorizar a experiência gastronômica dos clientes.
O alcance das Padarias Premium, deixa ser limitado geograficamente, pois clientes de vários lugares da cidade ou região, buscam essa diferenciação e muitas vezes aumentam a distância de deslocamento em busca de um belo Buffet de Café da Manhã. Os balconistas deixam de ser balconistas e passam a ser consultores de atendimento, chegando a indicar produtos e pães especiais para seus clientes.
Mercadologicamente, o advento das padarias Premium é uma evolução de um tipo de varejo tão tradicional no Brasil.
O Mix de Marketing é revisitado nesses estabelecimentos em busca de fazer frente às exigências dos consumidores e à concorrência cada vez maior. Basicamente, os produtos são revistados, desde sua fabricação, passando pela qualidade, embalagem e apresentação, o preço dimensionado como forma de valorizar os produtos e caracterizá-los como Premium, O PDV, recebe uma nova roupagem com áreas de degustação, mesas para consumo e ares de restaurante e no que tange à promoção, existem casos de Padarias Premium que já anunciam em rádios de grande audiência para que os clientes sejam “tentados” à visitá-la.
A evolução mercadológica chegou às padarias e muitas delas estão respondendo às exigências dos novos mercados e consumidores.
O mais engraçado disso tudo é que com essa evolução, as Padarias Premium estão se aproximando e fazendo concorrência aos restaurantes, através de sua estratégia de diferenciação.
Seriam os restaurantes os próximos? Cenas dos próximos capítulos.
Até a Próxima!
Flávia Rodrigues
Clayton,
Meus pais tem uma padaria no interior, e tudo que você disse acontece por lá. E olha que a cidade é pequena. A padaria do meu pai é considerada Premium por oferecer muito mais que as outras, agora falta somente servir almoço e jantar, como tantas fazem aqui em Belo Horizonte.
Com tanta semelhança que as padarias premium tem oferecido em Belo Horizonte, quero ver qual será a próxima estratégia que irão usar.
Parabéns pela matéria.
Abraços
Clayton Alves Cunha
Flávia,
Obrigado!
Vamos ver o que acontece daqui pra frente!
[]’s
Clayton Cunha.
Helena Silva
Boa tarde!
Estou a realizar um estudo sobre padarias premium em Lisboa e adorei o seu artigo. Poderia me enviar mais informação? Se tiver ideias para o estudo partilhe pf!
Cumprimentos,
Helena Silva.
Priscila Stuani
Muito bom Clayton!
Em São Paulo temos a Bella Paulista que é referência nisso,além de ficar aberta 24 horas, é repleta de coisas maravilhosas que vão além do nosso tradicional “pingado”.
Quem tiver a oportunidade de ir conhecer, recomendo!
É interessante ver como a comunicação é feita, como apresentam os diferenciais, e isso só vai refinando mais ainda o paladar do cliente.
Abc.
Clayton Alves Cunha
Priscila,
A Bella Paulista é boa mesmo!
Obrigado pelo comentário!
[]’s
Clayton Cunha.
@AndreVarga
Legal o post, CLAYTON!
Interessante seu comentário sobre os Restaurantes… #VamosAcompanhar !
Abraços e $uce$$o a todos! :)
Clayton Alves Cunha
André,
Embora seja um palpite, creio que são os próximos mesmo!
#VamosAcompanhar !
Obrigado pelo comentário!
[]’s
Clayton Cunha
Heron Xavier
Muito boa abordagem Clayton.
Outro bom exemplo são as farmácias, que viraram “drugstores”. Aqui em BH, temos a Araújo, que vende quase tudo, além dos remédios.
E vejo que em São Paulo temos a Pacheco e Droga Raia.
Por um lado, é ótimo para o consumidor.
Clayton Alves Cunha
Heron,
Além da Pacheco, tem a Onofre, Multi Farma, e algumas outras.
Creio que com mais estrutura, a oferta de serviços mais sofisticados seja a tendência a ser acompanhada nas farmácias.
Tenho 2 alunas de Gestão Comercial que trabalham como representantes do laboratório Cimed, que me explicaram algumas ações de PDV específicas para estabelecimentos desse tipo!
Obrigado pelo comentário!
[]’s
Clayton Cunha.
Heron Xavier
Sim, as empresas focam estratégias para o sell out das drogarias! O representante com foco, visita os pontos de venda e não apenas a gerência ou os escritórios das redes, a fim de ter embasamento na negociação do sell in.
Abraço!
Marcelo Domiciano
Olá Clayton
Comecei a pesquisa pelo google sobre padarias premium e localizei este artigo. Estou buscando ajuda para identificar as padarias premium em São Paulo capital. Fiz contato com a SINDIPAN e tristemente informaram que tal info era apenas para associados.
Estamos desenvolvendo um novo produto premium de frutas e queremos introduzir estes produtos nas padarias preimum, ademais dos outros PDVs já previsto no plano de negócio.
Agradeço se puder orientar como consigo esta info ou, talvez, pedirei ajuda para o pessoal da Letícia (loja da city lapa), explicando a situação.
Obrigado, Marcelo