Aconteceu em Belo Horizonte no dia 29 de agosto uma palestra com André Fran do programa “Não conta lá em casa” do canal Multishow realizado pelo Projeto Tio Flávio Cultural em parceria com o Hotel San Diego e outras instituições da capital. Com uma didática cativante, um leve toque de humor e muito a contar, André inicia sua narrativa contando sobre a amizade entre os 4 amigos, das viagens, discussões e como em uma destas viagens surgiu a ideia do programa.
Seus amigos foram surfar na Ásia justamente quando aconteceu o tsunami, em 2008, e resolveram filmar tudo que acontecia: a ajuda que as pessoas recebiam e como eles ajudaram. Surgiu então o Indo.doc, um documentário que demorou 2 anos para ficar pronto, sendo que 1 ano somente editando.
A ideia de mostrar os problemas dos outros países, a realidade sem os enfeites políticos, sociais, religiosos ou da mídia. Mostrar que é possível ajudar com pouco e que qualquer pessoa é capaz de fazer algo para ajudar o próximo. Ver e mostrar com seus próprios olhos, muitas vezes com câmeras escondidas, tomando o cuidado para não mostrar o rosto de pessoas que poderiam correr algum risco de vida. Tudo isto viajando com visto de turista, pois quando as autoridades tinham conhecimento das gravações para um programa, estes queriam mostrar o lado bonito da cidade e região, “escondendo” dos turistas a realidade do país.
Não conheciam ninguém que trabalhava na TV, mesmo assim foram ao canal GNT apresentar o projeto. Mas nesta época o canal havia mudado seu perfil para programas voltado para as mulheres. André ressalta que é importante saber o alinhamento do canal antes de apresentar qualquer projeto. Foram então no canal Multishow, que solicitou um episódio piloto. Mas sem grana, sem patrocínio ou apoio da emissora, como fazer? Venderam tudo que podiam, pegaram empréstimo e foram. Quatro homens a caminho de Mianmar, um dos países mais fechados e com uma das ditaduras mais brutais do planeta.
Voltaram e apresentaram a Multishow, que fechou o programa e assim começou a 1ª temporada do Não conta lá em casa. Atualmente vão estreiar a 6ª temporada.
São tantas histórias, que como o André diz: “Se não abrirem para perguntas vou ficar o dia todo contando das viagens”. Histórias que podem ser vistas em seu programa e através do canal do Youtube, Entre estas, Fran conta sobre o Afeganistão, Coréia do Norte, Iraque, Talibã, Japão e Haiti. Dentre estas, contarei duas que mais chamaram minha atenção e emocionaram.
Quando na Coréia do Norte, sacaneando um dos amigos (sempre fazem isto), colocam ele tocar para crianças em uma escola que foram conhecer. Ele então pega o violão e toca Johnny B. Goode, que foi tema do filme De Volta para o Futuro. Ao terminar, a guia que falava inglês fluentemente e que tem muito conhecimento de outras culturas, pergunta que música é esta que ele tocou. Eles não conheciam, nunca ouviram falar de Rock in roll. Um espanto para os quatro no momento, ao ver um país tão desenvolvido com uma cultura tão fechada, que se intitulam o melhor país do mundo.
No Japão, foram voluntários levando roupas para quem precisava logo após o terremoto que devastou o norte do país. Em dois caminhões atravessaram o país até a área mais atingida. E foi um senhor que deu a lição maior de vida e solidariedade que se pode receber após uma catástrofe. Ele se aproximou, pegou uma camisa, um par de chinelo, uma cueca e agradeceu. Fran disse a este senhor que poderia ficar a vontade e levar mais roupas, o senhor então diz que pegaria somente o que precisava, para não deixar ninguém sem, outro poderia precisar. Neste momento se vê como no Japão o respeito pelo coletivo e a ordem é tão importante. Se pensa em todos, no bem de todos e não no bem particular, no “eu próprio”. É isto que o programa quer passar as pessoas, estimular quem está assistindo a fazer sua parte para melhorar uma nação, um país, uma pessoa.
André Fran ainda ressalta a importância das redes sociais em seu trabalho e durante as viagens, em como ele e seus amigos viram tantas pessoas utilizando o Twitter e o Facebook em lugares tão remotos ou em meio ao caos. Ele próprio se diz viciado nas mídias sociais e tem uma interação muito boa com os internautas. Vale a pena curtir a fã page e seguir no Twitter @franontheroad.
Dando continuidade ao projeto, os idealizadores do programa apresentam palestras e o André Fran está lançando o livro “Não conta lá em casa – Uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo.” Onde relata suas viagens mais excepcionais com fotos fascinantes e histórias divertidas e emocionantes. O programa “Não conta lá em casa” conquistou elogios da crítica especializada, foi eleito o Melhor Reality Show da TV pela NET, em 2011, 2º colocado como Melhor programa de TV de Viagens pelo Jornal O Globo em 2010, e recebeu até indicações a festivais de televisão no exterior.
Priscila Stuani
Nossa!! Pelo visto essa palestra foi maravilhosa!! Adorei a idéia de ter um livro com tantas informações legais e com fotos!
Sem duvidas esse é um papel que as pessoas precisam aprender: compartilhar informação com riquezas de detalhes! A nossa era (digital) requer isso!!
Beijos,
Pris
Flávia Morgana
Obrigada pelo comentário Pri!
Realmente uma das melhores palestras que tive o prazer de estar presente! O André Fran é show demais!!
bjs
André Fran
Obrigado pelo relato! Muito legal, mesmo! Espero estar por aí novamente!
Flávia Morgana
Aguardamos ansiosos o seu retorno André!