O papel da persuasão no plano de comunicação

Persuasão

Quando falamos em persuasão, na maioria das vezes, imaginamos o consumidor comprando um produto/serviço por diversos fatores.  Eles estão ligados a um processo cognitivo, afetivo e comportamental do público-alvo.

Suponha que o marketing identificou uma necessidade e um desejo que não foi correspondido. Depois de definir o público-alvo, o primeiro passo é estabelecer os objetivos de comunicação que são de informar, persuadir e lembrar.

Desse modo, o papel da persuasão nos objetivos do plano de comunicação é:

  • Construir a preferência da marca;
  • Encorajar o cliente a mudar de marca;
  • Mudar a percepção do cliente com relação aos atributos do produto;
  • Persuadir o cliente a compra já;
  • E convencer o cliente a receber a visita de um vendedor.

No que diz respeito ao conteúdo da mensagem, alguns comunicadores acreditam que as mensagens são mais persuasivas quando são um pouco diferentes daquilo que o público acredita. As mensagens que afirmam apenas aquilo que o público acredita chamam menos atenção e na melhor das hipóteses irão apenas reforçar as crenças do público.

 Na propaganda a persuasão assume um papel importante nos estágios de crescimento e  maturidade, onde o objetivo da empresa é o de formar uma demanda seletiva para uma marca específica.

Algumas formas de propaganda persuasiva se deslocaram para a categoria de propaganda comparativ, que procura estabelecer a superioridade de uma marca através da comparação específica com uma ou mais marcas de produtos.

Assim como em qualquer planejamento, seja ele empresarial, de marketing, ou até mesmo pessoal, a persuasão é algo fundamental para realização de metas e objetivos.

Ninguém ganha um leão de Cannes sem um bom plano de comunicação.

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.