Passos básicos para realizar um projeto de Consultoria

Um Consultor tem a função de dar parecer, fornecer subsídio, sugerir e aconselhar e o bom consultor tem que ter know-how suficiente para analisar, conhecer e entender o mais rapidamente possível o negócio do cliente e suas necessidades.

Fazendo menção ao artigo A importância de manter o Foco no Planejamento de Marketing onde falo sobre Foco, é importante dizer que um bom consultor precisa manter o foco em seus objetivos, caso contrário ele fugirá do seu principal alvo que é atender efetivamente seu cliente. Além disso, ele precisa de bom-senso e muita criatividade ao analisar os processos e as necessidades do cliente conseguindo encantá-lo. Exato, assim como encantar o cliente é um dos objetivos do marketing, um consultor também precisa encantar seu cliente, pois a consultoria é o seu produto de venda.

Desta forma, a venda do diagnóstico é o primeiro passo para o projeto e este divide-se em:

* Prospectar

* Contatar

* Contratar

A prospecção pode ser substituída pelo contato inicial sendo feito diretamente pelo cliente por indicação, trabalhos anteriores ou ainda em função de divulgação do consultor.

Após a contratação, temos o próximo passo que é estruturar este projeto. Para que o projeto seja desempenhado com eficácia é fundamental que se sigam as seguintes etapas:

1 – Diagnóstico

2 – Implementação

3-  Acompanhamento

4 – Fechamento

Muitos consultores negligenciam as etapas de Acompanhamento e do Fechamento pois acham que sua obrigação vai até seus aconselhamentos para implementação, porém o acompanhamento é de suma importância uma vez que a própria rotina do dia a dia pode trazer a tona desvios. Quando um artista começa uma obra, mesmo que alguém ajude com a escolha das cores, os toques, detalhes e pinceladas que têm mais significado são aqueles dados pelo autor da obra. Por isso é importante que o Consultor não abandone sua obra, pois os contornos aplicados aos desvios são parte fundamental do fechamento.

Antes do fechamento é interessante que se programe também uma reunião para revisar o que foi feito e o que será feito dali para frente, após o encerramento. Finalizando-se o projeto devemos lembrar que imprevistos podem vir a acontecer e o bom Consultor deve estar preparado para ações posteriores.

Um Consultor pode atender a qualquer área da empresa, por isso estou deixando em aberto o tipo de consultor.

Antes de finalizar este texto, gostaria de deixar clara a diferença entre Consultoria e Auditoria, segundo João Coelho em seu livro Diário de um Consultor, como segue:

Consultoria é de caráter colaborativo, trabalha em conjunto com o cliente com o objetivo de encontrar oportunidades de melhoria que possam refletir em um ganho de produtividade ao cliente e, por consequência, melhorar os resultados financeiros.”

Auditoria é de caráter punitivo, ou seja, é realizada a auditoria para ver se existe alguma irregularidade nos processos internos de uma empresa, apontando apenas os responsáveis pelo erro.”

Assim, o Consultor deve aconselhar o cliente de forma que este não necessite de um Auditor, da mesma forma que não precise fugir de um.

Espero ter deixado clara a função do Consultor e as etapas de um projeto de consultoria, pois teríamos muito mais para nos aprofundarmos neste assunto, porém a objetividade de um post não nos permite.

O blog do projeto Implantando Marketing está concorrendo ao Prêmio Top Blog Brasil 2015. Se você curtiu este post, clique aqui e vote!

 

 

FAÇA PARTE DO PROJETO

O Implantando Marketing visa a união dos profissionais das áreas de Marketing e Comunicação Empresarial e busca formas de divulgação e crescimento dessas áreas através da Implantação de Departamentos de Marketing e Comunicação em pequenas e médias empresas. Para isso, compartilhamos experiências e conhecimentos necessários aos profissionais e empreendedores que querem se beneficiar dessa Implantação. Envie o seu currículo e escolha um dos núcleos do projeto.

Leave a Reply

1 comment

  1. Nido Meireles

    Bom dia! Podemos marcar um reunião de possibilidades de negócios !
    Um abraço

    -1